book_icon

Fique de olho nas tecnologias que prometem esse ano

Fique de olho nas tecnologias que prometem esse ano

A tecnologia já está causando grandes impactos no dia a dia das pessoas, nas empresas e criando novas oportunidades de negócios.

De olho nessas inovações tecnológicas, Marcio Kogut, consultor em inovação corporativa, listou 10 das principais tendências que deveríamos ficar atentos ao longo desse ano.

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Inteligência Artificial

Em 2017 a inteligência artificial ganhou as manchetes em todo o mundo através dos chatbots, veículos autônomos e drones. Em 2018 o foco não mudou e ganhou ainda mais espaço.

Empresas e consultorias vêm apostando na inteligência artificial como a salvação para gerenciamento de custos, otimização de processos, gerenciamento e monitoração de riscos e desempenho como para ganhar crescimento em escala. Toda preparação de dados, integrações, seleção e parametrização de algoritmos e tomada de decisões serão realizados através de aprendizado de máquina.

Blockchain como protocolo transacional

A confiança das pessoas em instituições está desmoronando. Uma maneira de ajudar a reverter isso é usando o blockchain – a tecnologia por trás do Bitcoin.

Um blockchain é um banco de dados descentralizado e seguro que pode registrar transações entre partes de forma eficiente, verificável e permanente. A informação reside em milhões de computadores compartilhados e reconciliados. O fato de não ser controlado por nenhuma autoridade e não ter intermediários manipulando os dados está protegido de falhas tornando a tecnologia mais robusta, transparente e incorruptível.

O blockchain é inspirador e está alimentando uma nova geração de serviços digitais. Essas vantagens inerentes são a crescente popularidade do blockchain e explicam por que é provável que ele apareça fora das manchetes de Bitcoin e como uma tecnologia dominante nesse ano.

Digital integrado com o mundo físico

O mundo digital está no centro das atenções há muitos anos e todos os esforços foram colocados na criação de experiências fornecidas através de telas digitais e, como resultado, as pessoas passaram mais tempo interagindo via dispositivos do que pessoalmente.

Em 2018 a luta das empresas já é para integrar a experiência digital com o mundo físico para se conectar com pessoas ao nosso redor. É preciso entender e analisar as possibilidades tecnológicas desde o início, a fim de oferecer uma nova geração de serviços habilitados pelo digital que emocionam e excitam criando experiências físicas e sensoriais.

Computadores e Smartphones com olhos

Olhos mais claros e cérebros mais inteligentes estão tornando os computadores e smartphones mais humanos capazes de ler nossas emoções respondendo em tempo real.

Os PCs e Smartphones conseguiram ler, compreender e reagir às palavras por algum tempo. Agora, eles podem fazer o mesmo com as imagens. Chegamos aqui com o crescimento exponencial na Inteligência Artificial e na aprendizagem de máquinas, combinado com o fato de as câmeras serem incorporadas a uma maior variedade de dispositivos.

O mais recente iPhone X da Apple, por exemplo, tem a capacidade de se desbloquear usando o reconhecimento facial. Há aplicativos em que o acesso é por reconhecimento facil. As câmeras digitais inteligentes de hoje podem “capturar o olho”, e os dados visuais podem ser inseridos, lidos por visão computacional, analisados e atuados sem a necessidade de entradas de texto.

BIG DATA e Algoritmos nas estratégias de marketing

Big data não é novidade, mas veio para ficar. Com o surgimento de novas interfaces de mensagens, chatbots, voz, etc os consumidores começam a explorar novas possibilidades. À medida que os algoritmos por trás dessas interfaces se tornam cada vez mais poderosos, seu impacto no marketing cresce exponencialmente.

Os algoritmos desempenham um papel importante entre consumidores e marcas, e são indiferentes aos esforços de branding, endossos de celebridades ou campanhas publicitárias.

Aplicativos Instantâneos e Progressivos

O Progressive Web Apps (PWA) é uma agregação de tecnologias, conceitos de design e APIs da Web que oferecem uma experiência semelhante ao navegador móvel.

Os aplicativos atuais embora ofereçam um envolvimento mais pessoal e focado do que os sites, geram uma enorme demanda em desenvolvimentos, recursos, incluindo a necessidade de serem baixados, instalados e desinstalados pelos usuários.

Os aplicativos progressivos oferecem o melhor dos dois mundos. Experiência semelhante a um aplicativo para os usuários, sendo acessível nos navegadores, indexável nos motores de busca e adaptando-se a dispositivo.

Tudo pago como Serviço – XaaS

XaaS, um sinônimo de “qualquer coisa como um serviço”, Embora o software como serviço (SaaS), a infra-estrutura como um serviço (IaaS) e a plataforma como um serviço (PaaS) estejam bem ancorados, novos modelos baseados em nuvem, como rede como serviço (NaaS), armazenamento como serviço (SaaS ou StaaS), o monitoramento como um serviço (MaaS) e as comunicações como um serviço (CaaS), estão crescendo em popularidade. Um mundo onde tudo e mais está disponível “como um serviço” não está longe.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.