Gestão

Brasil movimenta R$2 bi em gestão de documentos eletrônicos

Segundo pesquisa da AIM e CENADEM, para 25% dos entrevistados a redução no volume de papel nas companhias é o motivo maior da contratação de serviços de GED

A globalização e as novas tecnologias desencadearam diversas transformações na forma de gerir um negócio. Um dos grandes gargalos que impacta diretamente no crescimento dessas empresas é a gestão. Seja de pessoas, de áreas, ou financeira.

Empresas como Sicoob, Agoracred, Grupo Águia Branca e Group 1 Automotive apostam na ferramenta para desburocratizar processos internos

Segundo pesquisa da AIM (Association for Information and Image Management) e CENADEM, o setor de gestão eletrônica de documentos movimentou quase R$2 bilhões no último ano. Para 25% dos entrevistados a redução no volume de papel nas companhias é o motivo maior da contratação de serviços de GED.

Para isso, cada vez mais a tecnologia vem auxiliando diversos setores da economia com ferramentas e soluções que eclodem diariamente pelo mundo por meio de inovações e empreendedorismo. E é aí, que startups e empresas vem cada vez mais conquistando espaços e mercado no cenário nacional.

A pesquisa mostrou que o Sudeste lidera em fornecedores e clientes que utilizam e oferecem estas soluções de gerenciamento de documentos e processos internos. O estudo da CENADEM mostra que a região Sudeste lidera em fornecedores e clientes de GED e ECM, com 77%. Na sequência, vêm Centro-Oeste (58%), Nordeste (57%), Sul (55%) e Norte (46%).

Empresas como Sicoob, Agoracred, Grupo Águia Branca e Group 1 Automotive apostam na ferramenta para desburocratizar processos internos. O grupo de concessionárias Honda após implementação de GED obteve uma redução de cerca de R$15 mil por mês em redução de papel e material para armazenagem, bem como custo com impressoras entre outras. A redução se levar em conta os doze meses do ano, chega em torno de R$200 mil. Essa redução possibilita investimentos em outras áreas internas otimizando as operações.

Segundo Fredy Evangelista, CEO da Vianuvem, plataforma de gestão de documentos e processos no Brasil, que conta com 24 mil usuários ativos e mais de 50 milhões de documentos armazenados por meio do software, afirma que o setor vem crescendo cada dia mais. “Começamos o negócio com capital de R$400 mil em 2015. No último ano tivemos um faturamento escalável de mais de R$2 milhões de reais com previsão para 2018, fecharmos na casa dos R$3,4 milhões.

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