book_icon

Autodesk e SEIL firmam termo de cooperação para fomentar BIM

Cooperação técnica tem como objetivo promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de obras públicas
Autodesk e SEIL firmam termo de cooperação para fomentar BIM

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL – PR), José Richa Filho, assinou um termo de cooperação técnica com a Autodesk, empresa mundial em software 2D e 3D. O objetivo é fomentar a plataforma BIM (Building Information Modeling) na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura. A cooperação técnica tem como objetivo promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de obras públicas.

O BIM permite acompanhar todas as etapas do processo de construção, desde os estudos de viabilidade até a demolição

A tecnologia possibilita a construção virtual do projeto, já que substitui as plantas em 2D por modelos tridimensionais inteligente. O BIM permite acompanhar todas as etapas do processo de construção, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Os profissionais têm acesso a todo ciclo de vida de um edifício com uma visão muito próxima do resultado final. Desta forma, é possível detectar inconsistências com antecedência, melhorar a precisão dos orçamentos e prever o andamento da obra, além de adotar soluções mais sustentáveis.

A modelagem BIM propicia um nível de controle e transparência jamais alcançado em obras públicas. Por meio da utilização desta plataforma, o Estado pretende combater o desperdício, evitar erros em projetos, e conduzir o processo de execução de obras públicas de forma inteligente, segura e sustentável.

Segundo o arquiteto Ricardo Bianca, especialista técnico para Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk, os projetos de BIM estão sendo desenvolvidos com grande maturidade e retomados com o reaquecimento da economia. “Hoje, as empresas e órgãos ligados à construção civil já sabem que, para se melhor se posicionarem e ganharem mercado, elas têm que ser mais competitivas. E o BIM é a ferramenta atual que mais contribui para que atinjam esse objetivo”, afirma.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.