book_icon

Qual a dor do seu negócio? Diagnóstico é essencial para a reinvenção de produtos e serviços

Qual a dor do seu negócio? Diagnóstico é essencial para a reinvenção de produtos e serviços

Por Alexandro Barsi*

Muito se fala na importância da transformação de modelos de negócios para a perenidade das companhias. Entretanto, poucas empresas têm a percepção e a maturidade para entender que toda mudança, seja ela digital ou não, não é simplesmente uma ferramenta para atingir um ou mais objetivos. Para tal, é essencial a realização de um diagnóstico prévio para definir quais são as estratégias mais viáveis e quais são as dores que precisam ser supridas.
Para realizar, com sucesso, a elevação do negócio a um novo patamar, não existe receita, pois cada um tem demandas específicas: incremento de resultados, market share, competitividade, geração de valor e aprimoramento da experiência do cliente. Na verdade, a necessidade pode ir além, chegando a hora de reinventar o seu produto ou serviço.
Para entender a carência das organizações, elas precisam estar mais atentas e focadas 100% na experiência dos clientes. E a tecnologia deve ser aliada das empresas de forma a compreender o comportamento e desafios dessa nova cultura.
Quando realizada sem uma análise prévia, a transformação digital pode não ser capaz de gerar o aprendizado necessário de forma que essa mudança torne-se sustentável. Como resultado, em pouco tempo os novos processos são esquecidos e as pessoas voltam às velhas formas de se realizar o trabalho. Toda a verba, o tempo dos times e o esforço de engajamento geram apenas efeitos pontuais, com desfechos pouco efetivos para a companhia como um todo.
Se fosse para fazer uma analogia, diria que a empresa é como a vida pessoal. De vez em quando é preciso passar por um check-up em busca de aperfeiçoamento. Os pontos fortes serão explorados ao máximo; os fracos serão listados com causas e sugestões de correção.
Assim é a transformação do negócio, uma busca constante por aperfeiçoamento, que deve ser algo contínuo, de modo que a empresa possa prosperar por meio de um planejamento bem estruturado. E como em qualquer área da vida – e no segmento corporativo não é diferente –, é preciso investir em prevenção e se antever aos problemas, evitando perdas no futuro.

*Alexandro Barsi é sócio-fundador e CEO da Verity, especializada em consultoria para transformação digital e gestão de ponta a ponta.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.