Por Alexandro Barsi*
Muito se fala na importância da transformação de modelos de negócios para a perenidade das companhias. Entretanto, poucas empresas têm a percepção e a maturidade para entender que toda mudança, seja ela digital ou não, não é simplesmente uma ferramenta para atingir um ou mais objetivos. Para tal, é essencial a realização de um diagnóstico prévio para definir quais são as estratégias mais viáveis e quais são as dores que precisam ser supridas.
Para realizar, com sucesso, a elevação do negócio a um novo patamar, não existe receita, pois cada um tem demandas específicas: incremento de resultados, market share, competitividade, geração de valor e aprimoramento da experiência do cliente. Na verdade, a necessidade pode ir além, chegando a hora de reinventar o seu produto ou serviço.
Para entender a carência das organizações, elas precisam estar mais atentas e focadas 100% na experiência dos clientes. E a tecnologia deve ser aliada das empresas de forma a compreender o comportamento e desafios dessa nova cultura.
Quando realizada sem uma análise prévia, a transformação digital pode não ser capaz de gerar o aprendizado necessário de forma que essa mudança torne-se sustentável. Como resultado, em pouco tempo os novos processos são esquecidos e as pessoas voltam às velhas formas de se realizar o trabalho. Toda a verba, o tempo dos times e o esforço de engajamento geram apenas efeitos pontuais, com desfechos pouco efetivos para a companhia como um todo.
Se fosse para fazer uma analogia, diria que a empresa é como a vida pessoal. De vez em quando é preciso passar por um check-up em busca de aperfeiçoamento. Os pontos fortes serão explorados ao máximo; os fracos serão listados com causas e sugestões de correção.
Assim é a transformação do negócio, uma busca constante por aperfeiçoamento, que deve ser algo contínuo, de modo que a empresa possa prosperar por meio de um planejamento bem estruturado. E como em qualquer área da vida – e no segmento corporativo não é diferente –, é preciso investir em prevenção e se antever aos problemas, evitando perdas no futuro.
*Alexandro Barsi é sócio-fundador e CEO da Verity, especializada em consultoria para transformação digital e gestão de ponta a ponta.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo