book_icon

Campinas, Huawei e CPqD anunciam cooperação em projeto de cidades seguras

Município de Campinas abrigará um living lab em que serão experimentadas soluções tecnológicas aplicadas à segurança pública
Campinas, Huawei e CPqD anunciam cooperação em projeto de cidades seguras

A Prefeitura Municipal de Campinas, o CPqD e a Huawei anunciam a assinatura de um Memorando de Entendimento que promove a colaboração para pesquisa e experimentação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicadas à segurança pública, um requisito para a disseminação de projetos de cidades inteligentes.

Será possível validar em um município de grande porte e importância econômica, dentro do conceito living lab, as soluções avançadas de segurança pública

De acordo com o Memorando, o município de Campinas disponibilizará, segundo seu planejamento estratégico de ciência, tecnologia e inovação – que contempla a criação de espaços públicos descentralizados, experimentação e ideação coletiva -, o ambiente urbano que irá abrigar o projeto de pesquisa e desenvolvimento firmado entre o CPqD e a Huawei. Dessa forma, será possível validar no ambiente urbano de um município de grande porte e importância econômica, dentro do conceito living lab, soluções avançadas de segurança pública (Safe City).

“Ficamos muito honrados pelo convite realizado pelo CPqD e pela Huawei para que a cidade de Campinas se transformasse em um laboratório vivo para a implementação de tecnologias avançadas. A segurança dos cidadãos, o empreendedorismo e a inovação tecnológica são temas fundamentais para a administração pública e estou confiante que este projeto traga resultados positivos não só para a segurança, mas também para o bem-estar dos munícipes e para o estímulo a novas soluções de cidades inteligentes que poderemos adotar no futuro”, afirma o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

“Para o CPqD, essa iniciativa representa um passo importante para a disseminação do conceito e a implantação de aplicações de cidades inteligentes no Brasil, especialmente em áreas estratégicas como segurança pública. Ao adotar recursos tecnológicos avançados, o município passa a dispor de ferramentas que permitirão melhorar sua gestão, desempenho e os serviços prestados à população. Essa iniciativa, portanto, é muito positiva para o país e está perfeitamente alinhada aos principais focos de atuação do CPqD atualmente, que incluem a oferta de tecnologias e aplicações de Internet das Coisas para cidades inteligentes”, enfatiza Sebastião Sahão Júnior, presidente da organização.

“Estamos muito felizes em participar deste projeto com o CPqD e a prefeitura de Campinas, que se mostra na vanguarda da inovação entre os municípios brasileiros. Com a experiência acumulada em projetos de inovação em mais de 170 países, a Huawei entende que a segurança pública é uma prerrogativa para a criação de novos projetos de cidades inteligentes. Ao adotar soluções inovadoras de conectividade, colaboração e computação em nuvem, os gestores municipais e as forças de segurança se tornam mais eficientes em prevenir e solucionar crimes, garantir o bem-estar da população e permitir o surgimento de novos serviços públicos digitais”, destaca Yao Wei, CEO da Huawei do Brasil.

Com portfólio completo de TIC e um ecossistema robusto de parceiros, a Huawei está pronta para apoiar gestores públicos no projeto, na implementação e na operação de tecnologias de cidades seguras. Atualmente, as soluções de Smart City da Huawei atendem mais de 120 cidades em mais de 40 países.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital