book_icon

Cuidado: golpistas estão de olho no seu Imposto de Renda

Num momento em que as pessoas estão muito preocupadas em relação à declaração do Imposto de Renda, é preciso muito cuidado com a atuação de golpistas. O alerta é feito pelo presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Julio Cosentino. “Hackers e cibercriminosos se aproveitam dessas situações para enviar emails com mensagens falsas, atribuídas inclusive à própria Receita Federal, sempre com o interesse de fazer novas vítimas e captar dados das pessoas”, adverte Cosentino.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda para 2018 pela internet, explica o presidente da ANCD, deve ser acessado com todo o cuidado por parte do contribuinte. Além das usuais demandas que o processo exige, o período é bem atrativo para os hackers, que enviam falsos números de protocolo, links, notificações de débito.

A prevenção, diz Cosentino, continua sendo a melhor alternativa. “Por meio do uso de um certificado digital, a declaração e toda essa rotina de declarar se torna mais fácil e segura. Com ele é possível fazer a declaração e, se houver algum problema ou erro, é simples fazer as retificações necessárias diretamente no formulário da Receita. Automaticamente a Receita vai aferindo e calculando o imposto ou restituição de cada contribuinte”.

De acordo com Julio Cosentino, é muito importante lembrar que essas oportunidades são sempre vistas por mentes maldosas como meio de promover golpes. Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso entender que o certificado digital exerce o mesmo papel de uma identificação eletrônica para pessoas físicas e jurídicas. “Aos que ainda têm dúvida sobre a eficiência do certificado digital, cabe destacar que com ele se pode usar a declaração pré-preenchida, se pode acompanhar o processamento da declaração, verificar as informações sobre as fontes pagadoras – o que evita o problema de omissão de lançamento por esquecimento -, se pode acessar a declaração de anos anteriores, é possível corrigir a declaração atual de forma online, tudo num ambiente digital, seguro e totalmente válido de acordo com os padrões da Receita Federal”.

Cuidados que se deve ter:

Phishing e redes sociais: Por meio de mensagens e emails falsos, além de anúncios com malware, os golpistas captam dados do contribuinte. Por isso, baixe sempre programas diretamente no site da Receita Federal e utilize seu certificado digital.

Desconfie também de mensagens compartilhadas e que quase sempre falam de vantagens em relação à restituição ou pagamento menor de imposto.

É preciso também manter sempre atualizado um bom programa antivírus.

O mais importante: se tiver dúvidas, opte sempre por acessar dados oficiais. Consulte a Receita Federal diretamente e evite ao máximo achar que é possível haver algum tipo de vantagem em relação aos demais contribuintes. As regras do Imposto de Renda são iguais para todas as pessoas.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.