Informe aqui

Cuidado: golpistas estão de olho no seu Imposto de Renda

Num momento em que as pessoas estão muito preocupadas em relação à declaração do Imposto de Renda, é preciso muito cuidado com a atuação de golpistas. O alerta é feito pelo presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Julio Cosentino. “Hackers e cibercriminosos se aproveitam dessas situações para enviar emails com mensagens falsas, atribuídas inclusive à própria Receita Federal, sempre com o interesse de fazer novas vítimas e captar dados das pessoas”, adverte Cosentino.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda para 2018 pela internet, explica o presidente da ANCD, deve ser acessado com todo o cuidado por parte do contribuinte. Além das usuais demandas que o processo exige, o período é bem atrativo para os hackers, que enviam falsos números de protocolo, links, notificações de débito.

A prevenção, diz Cosentino, continua sendo a melhor alternativa. “Por meio do uso de um certificado digital, a declaração e toda essa rotina de declarar se torna mais fácil e segura. Com ele é possível fazer a declaração e, se houver algum problema ou erro, é simples fazer as retificações necessárias diretamente no formulário da Receita. Automaticamente a Receita vai aferindo e calculando o imposto ou restituição de cada contribuinte”.

De acordo com Julio Cosentino, é muito importante lembrar que essas oportunidades são sempre vistas por mentes maldosas como meio de promover golpes. Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso entender que o certificado digital exerce o mesmo papel de uma identificação eletrônica para pessoas físicas e jurídicas. “Aos que ainda têm dúvida sobre a eficiência do certificado digital, cabe destacar que com ele se pode usar a declaração pré-preenchida, se pode acompanhar o processamento da declaração, verificar as informações sobre as fontes pagadoras – o que evita o problema de omissão de lançamento por esquecimento -, se pode acessar a declaração de anos anteriores, é possível corrigir a declaração atual de forma online, tudo num ambiente digital, seguro e totalmente válido de acordo com os padrões da Receita Federal”.

Cuidados que se deve ter:

Phishing e redes sociais: Por meio de mensagens e emails falsos, além de anúncios com malware, os golpistas captam dados do contribuinte. Por isso, baixe sempre programas diretamente no site da Receita Federal e utilize seu certificado digital.

Desconfie também de mensagens compartilhadas e que quase sempre falam de vantagens em relação à restituição ou pagamento menor de imposto.

É preciso também manter sempre atualizado um bom programa antivírus.

O mais importante: se tiver dúvidas, opte sempre por acessar dados oficiais. Consulte a Receita Federal diretamente e evite ao máximo achar que é possível haver algum tipo de vantagem em relação aos demais contribuintes. As regras do Imposto de Renda são iguais para todas as pessoas.