book_icon

Robô brasileiro é contratado para ajudar no Imposto de Renda

Robô multitarefas desenvolvido pela DB1 Global Software vai auxiliar a Trady Assessoria & Consultoria nos serviços relacionados ao IR 2018
Robô brasileiro é contratado para ajudar no Imposto de Renda

Está chegando aquela época do ano em que muita gente corre atrás de documentos, comprovantes, recibos, informes e tenta juntar tudo para declarar o Imposto de Renda. Sem contar todas as dúvidas com leis, regras e porcentagens que surgem na hora de enfrentar o Leão. E se for uma empresa, as dificuldades são ainda maiores.

Na DB1 o robô foi desenvolvido para exercer a função de Scrum Master ou líder de projetos, mas é configurável e tem suas ações personalizáveis

Nessa hora, cresce a procura por escritórios e profissionais de contabilidade. A Trady Assessoria & Consultoria, empresa paulistana que atua há 24 anos com serviços contábeis, foi ao futuro para contratar um novo “funcionário” muito especial: o Tinbot, robô brasileiro programável e com armazenamento, criado pela empresa maringaense DB1 Global Software.

O Tinbot foi criado a partir da paixão por robótica e do desejo de aliar esta prática ao desenvolvimento de software de um dos colaboradores da empresa, Marco Diniz Garcia Gomes. O projeto foi iniciado em junho de 2016 e a área de Inovação da DB1 acelerou a ideia por meio de uma parceria entre empresa e colaborador.

O Tinbot é um robô de pequeno porte com fala natural em português, reconhecimento de voz, gestos e expressões. Na DB1 o robô foi desenvolvido para exercer a função de Scrum Master ou líder de projetos, mas o robô é configurável e tem suas ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, podendo assumir “personalidades” diferentes como assistente pessoal, professor de inglês, intérprete e recepcionista, entre muitas outras opções.

Na Trady Assessoria & Consultoria ele está em fase de testes. Estão sendo inseridas todas as informações relacionadas aos serviços realizados pela empresa. Ele já conversa com outros funcionários e até mesmo com alguns clientes. Em breve estará a postos para ser uma das estrelas da empresa no momento de maior movimentação do ano: a entrega das declarações do Imposto de Renda.

“Participando de seminários de inovação fora do país, tive contato com muita coisa que a tecnologia proporciona e que poderia ser usada em nossa empresa. Assisti a uma reportagem sobre o Tinbot e vi que poderia ter acesso a isso aqui no Brasil, então resolvemos adquirir nosso robozinho”, conta Inez Lemos Lopes, diretora da empresa. Ela já interage com o Tinbot nesta fase de testes e está otimista com o que ele pode fazer no dia a dia da Trady, por exemplo, tirar dúvidas sobre a declaração do IR, quase que imediatamente. “Ele vai tornar a relação com os clientes mais simpática neste momento tenso, cheio de números frios”.

A analista contábil Paloma Mota foi encarregada de inserir os dados dos trabalhos realizados pela Trady no Tinbot e considera “a operação simples, com comandos fáceis de executar. Pelo que vi ele vai cumprir a função e já estou ansiosa pela nova versão do software que deve chegar em abril. Logo, logo o Tinbot vai estar também em nosso site, trady.com.br”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.