A SABESP, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, que atende a 367 municípios do Estado de São Paulo, beneficiando mais de 27,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e 21,4 milhões de pessoas com coleta de esgotos, contratou a NalbaTech para promover melhorias na gestão de dados no sistema de gestão SAP, a partir da implantação da plataforma Innowera, projetada para mapeamento, atualização e integração de dados de diversas fontes e com forte especialização em SAP.
A escolha da ferramenta Innowera atende a uma necessidade da Sabesp, que buscava uma solução abrangente para realizar melhorias e novas funcionalidades na gestão de dados no sistema de gestão, sem necessidade de grandes investimentos em desenvolvimento e customização no ERP. A Nalbatech foi selecionada para o projeto porque possui equipe de especialistas na solução Innowera e com elevada capacidade de entendimento das necessidades da companhia relacionadas à extração, saneamento, preparação e importação de dados de várias fontes para o SAP.
A preparação para o eSocial foi a primeira etapa do projeto e envolveu o saneamento de dados de mais de 17 mil funcionários da empresa, levando-se em conta a necessidade do envio correto dos dados e nos prazos estabelecidos para o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. A segunda etapa envolverá a imobilização de ativos e terá início em janeiro de 2018, segundo informou Ricardo Carvalheiro, gerente de Departamento de Sistemas da Informação (CIS) da Sabesp.
Saneamento de dados para o eSocial
A partir da elevada capacidade da ferramenta Innowera em sanear e gerenciar dados com sistemas de gestão e a proximidade da data de entrada em vigor do eSocial, a Sabesp optou por iniciar pelo tratamento e preparação das informações previdenciárias e trabalhistas dos funcionários. “Colocamos a plataforma em uso muito rapidamente e constatamos que 41% dos funcionários apresentaram alguma inconsistência cadastral, o que poderia ter grande impacto sobre o material a ser enviado ao eSocial, podendo gerar atrasos e multas consideráveis”, conta Carvalheiro.
Segundo ele, “realizado em poucas semanas, este trabalho para o eSocial foi um grande sucesso, tanto pelo tempo rápido, como pelos resultados. A ferramenta Innowera ainda permitiu a construção de macros no MS-Excel para facilitar a correção e adequação dos dados dos empregados para recarga no SAP, reduzindo muito o tempo de trabalho das equipes de Recursos Humanos. Atividades que levariam vários meses foram executadas em poucos dias. Com isso, tivemos uma significativa redução de custos e de tempo”, aponta Carvalheiro.
O saneamento e comparação de dados, com apontamento de erros para correção conforme as regras e layout do e-Social (que possui cerca de 200 campos para cada funcionário), assim como para quaisquer outras obrigações legais e de negócios, estão entre os maiores benefícios, segundo ele. “Estamos satisfeitos com os resultados e preparados para novos desafios. Além disso, com a expertise e experiência da equipe NalbaTech, foi possível resolver problemas complexos, com o mapeamento de necessidades e entrega de um projeto muito rapidamente”, comenta o gerente de CIS da Sabesp.
Regras de Segurança do SAP
Outro fator que pesou na escolha da solução Innowera, segundo Carvalheiro, foi a especialização da plataforma no ambiente SAP a sua capacidade de atendimento às regras de segurança do sistema de gestão, tais como como consistências e perfis de acesso, por exemplo. “Isso garante a execução segura dos processos e reduz a necessidade de replicação destas regras do lado de fora do ERP. A solução eliminou a manipulação e manutenção de dados realizadas manualmente pelos usuários, o que acarretava processos propensos a erros e tarefas exaustivas, além de poder afetar a segurança e qualidade dos dados”.
Outro grande benefício obtido: melhor tomada de decisão
Osvaldo Antonio Pazianotto, CIO da Sabesp, comenta que, como desejado, a solução Innowera se mostrou bastante aderente aos processos de negócios da Sabesp, entregando muitos benefícios e, principalmente, evitou customizações e desenvolvimentos na plataforma SAP ERP, que são complexos e tem alto custo.
“A tomada de decisão também é beneficiada pela possibilidade da aprovação de formulários em tempo real diretamente no celular e e-mail, sendo que relatórios obtidos via extração e conexão entre tabelas mapeadas dentro do SAP facilitam o atendimento da demanda em tempo recorde. Os benefícios com o Innowera e apoio da NalbaTech, são enormes. Agora é possível a realização de análise mais criteriosas e analíticas das informações de negócios”, acrescenta.
Mais informações:
www.sabesp.com.br
br.nalbatech.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo