Para acelerar o desenvolvimento e a implantação de soluções de Internet das Coisas (IoT) de ponta a ponta, o CPqD acaba de firmar uma parceria com a Everynet, pioneira em LPWA (Low Power Wide Area). O objetivo é promover iniciativas e atividades conjuntas com foco na disseminação de conhecimento sobre essa tecnologia no País e, também, estimular a criação de dispositivos e aplicativos para conectividade LPWA projetada especificamente para IoT.
“Estamos criando um ecossistema LoRaWAN abrangente para toda a cadeia de valor IoT na América Latina”, diz Gustavo Zarife, country manager da Everynet Brasil. “Celebramos esta parceria com o CPqD para o desenvolvimento de soluções IoT em verticais de aplicações estratégicas, sendo o agronegócio o foco inicial, entre muitos outros que virão.”
Um dos destaques da parceria será a adoção da plataforma dojot, desenvolvida pelo CPqD, para acelerar a integração de dispositivos e aplicações de diferentes fornecedores, reunidos no ecossistema que está sendo criado pela Everynet. Isso garantirá a realização de provas de conceito e demonstrações de soluções IoT com padrão LoRaWAN disponíveis comercialmente no Brasil.
“Como plataforma habilitadora para soluções em Internet das Coisas, a dojot tem um papel relevante não só no desenvolvimento mas também na integração dos diversos dispositivos e aplicações que compõem uma solução IoT fim-a fim, de forma transparente para o usuário”, explica Maurício Casotti, responsável de Marketing pela dojot no CPqD.
Leia nesta edição:
CAPA | TELECOMUNICAÇÕES
A uberização das telecomunicações só acelera
MERCADO
Digitalização no setor público avança em múltiplas frentes
TECNOLOGIA
RFID no Brasil: os fornecedores dizem que agora vai
Esta é para você leitor da Revista Digital:
GESTÃO
As oportunidades para o canal com o trabalho híbrido
Baixe o nosso aplicativo