book_icon

Programa de Mentoria garante benefícios aos colaboradores e à empresa

Na DB1 Global Software, o programa termina com a execução de um projeto concreto, desenvolvido pelo mentorado sob supervisão do mentor

Maringá (PR), fevereiro de 2018 – Para Jônatas Lenotti, que exerce a função de consultor de suporte técnico na DB1, o programa foi uma ótima oportunidade de conhecimento para os colaboradores. “É realmente um diferencial da DB1 e um “tira-gosto” na prática de várias funções aqui na empresa. O colaborador tem a oportunidade de verificar se irá gostar de ocupar futuramente um cargo que abra oportunidade para desenvolvimento”, complementa.
Poder contar com as orientações de quem sabe mais ou tem mais experiência em determinado assunto ou prática pode ser determinante para o sucesso de um projeto. A própria carreira de um profissional da área de software apresenta desafios e ter quem mostre lições aprendidas, necessidades e acertos pode significar a diferença entre alcançar ou não as metas.
A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, que atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, implantou um programa de mentoria com o objetivo de incentivar que os profissionais com mais experiência passem seu conhecimento técnico para aqueles que anseiam acelerar o próprio desenvolvimento.
Colaboradores que dominam determinado conhecimento se voluntariam para o programa. Eles devem demonstrar que têm o tempo necessário disponível para exercer a mentoria e passam a exercê-la com a aprovação do gestor da área em que atuam. Antes, o setor de Gestão de Pessoas realiza um treinamento para capacitar esse colaborador a ser um mentor com dicas de como falar em público, dar feedbacks, acompanhar o processo de aprendizado dos mentorados, entre outros temas.
Quem passa a receber o acompanhamento, preferencialmente no desenvolvimento de um projeto em uma área em que não tenha experiência, precisa comprovar o interesse com dedicação ao programa, além da rotina de trabalho, sempre com o conhecimento e a concordância do gestor da área.
Um dos detalhes deste programa é a execução de um projeto concreto, desenvolvido por quem recebe a mentoria e orientado pelo mentor, para apresentação ao gestor da área do mentorado. Isso garante resultado prático ao programa.
Além do aprendizado, o benefício está na troca de experiências. Quem recebe a mentoria pode aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia. Há ganhos também na motivação para os colaboradores aprofundarem o conhecimento em determinadas funções ou assuntos. Mentores e mentorados sentem-se inspirados a aprender e ensinar.
O programa foi criado em agosto de 2017 e até o momento já foram 3 ciclos de mentoria. Para Natália Kawatoko, gerente de gestão de pessoas da DB1, o programa veio com o intuito de ser mais proativo na resolução de problemas do dia-a-dia, indicado para difundir o conhecimento dentro da empresa e diminuir as ilhas de conhecimento. “Ao contrário das capacitações convencionais que promovem o ensino de maneira mais genérica para que todos possam acompanhar, o programa de mentoria garante uma prática mais direta e personalizada de acordo com as necessidades e do ritmo de aprendizado do mentorado”, explica Natália.
“Todos os colaboradores da empresa podem se candidatar para serem mentores e/ou mentorados, sem restrição de cargo, nível hierárquico ou tempo de casa, desde que atendam os pré-requisitos de elegibilidade”, explica Camila Tokubo, analista de treinamento e gestão do conhecimento e idealizadora do projeto.
O programa traz benefícios claros para a DB1 como o fortalecimento da cultura, dos valores e da rede de relacionamentos da empresa, a melhoria no convívio entre as gerações de colaboradores e favorece o compartilhamento de conhecimentos e habilidades. O programa também promove a retenção do conhecimento, não só em assuntos técnicos ou formais, mas também no acúmulo de experiência. Mas o maior ganho da empresa é em relação ao seu real e mais valoroso patrimônio: a manutenção e o melhor aproveitamento de talentos.
“Desde quando entrei na empresa recém graduado e foi-me designado um padrinho, percebi a importância de se ter alguém com quem você pode contar para se ambientar e superar obstáculos. Vejo o programa de mentoria como uma forma de extensão do apadrinhamento, dando continuidade a um ciclo virtuoso de aprendizado entre mentor e mentorado. Por meio da mentoria pode-se ter acesso a conhecimento de ponta de forma prática, sem ter de tirar um centavo do bolso. É possível ampliar seus horizontes trocando experiências com colaboradores de outras áreas, imagine poder entender melhor os trabalhos do seu gerente por exemplo. Fico contente de ter participado como mentor, e espero no futuro poder participar como mentorado”, explica Gustavo Santana, mentor e assistente de projetos da DB1 Global Software.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.