book_icon

Nova Plataforma Logística da TOTVS melhora a eficiência da operação em até 30%

Com margens de lucratividade bastante apertadas, um dos maiores desafios para o setor logístico está na redução dos seus custos operacionais. A crise econômica dos últimos anos complicou ainda mais essa realidade e, mesmo frente a uma leve retomada em 2017, este ponto continua a ser o responsável pelas maiores perdas financeiras nas empresas.

De acordo com a sondagem “Expectativas Econômicas do Transportador 2017”, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), houve uma melhora no faturamento das companhias – apenas 32,8% relataram percepção de diminuição da sua receita bruta, em comparação a 60,1% em 2016, sendo que 42,3% dos entrevistados disseram que a produtividade se manteve estável. Porém, a maioria, 76,3%, informou aumento no seu custo operacional.

Para ajudar as empresas a mudarem este cenário, a TOTVS lança a Plataforma Logística, que promove a colaboração entre diferentes sistemas especialistas para levar inteligência estratégica e otimização das ações a todas as etapas da atividade logística. A expectativa é que o uso da Plataforma, além de reduzir o tempo gasto com as rotinas operacionais em até 30%, também viabilize uma melhora de até 30% na eficiência do processo logístico como um todo.

Isso se explica porque a TOTVS uniu suas reconhecidas soluções para o setor – Cockpit Logístico, WMS (Warehouse Management System), TMS (Transportation Management System), GFE (Gestão de Frete Embarcador) e software de gestão (ERP) – em uma plataforma totalmente integrada, que garante fluidez na troca de informações e elimina a repetição de tarefas, normalmente feitas, individualmente, em todos os sistemas. O conhecimento é passado adiante e o que cada tecnologia tem de melhor é aproveitado em cadeia por todas as etapas do processo, aproximando as empresas do conceito de Logística 4.0.

Para exemplificar a prática da Plataforma, no início da operação, o Cockpit Logístico executa a função de planejador, verificando o arranjo mais adequado para as cargas no veículo e as melhores rotas em função das entregas. O WMS, por sua vez, recebe toda a estratégia, já montada pelo Cockpit, para determinar, no armazém, os processos de movimentação, separação e conferência.

Em sequência, os dados corretos são transmitidos ao TMS, que foca apenas na execução do seu core, que é trabalhar o transporte, no controle das notas fiscais de cada pedido que será entregue. Com isso, a tecnologia gera os Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e) e, posteriormente, o manifesto eletrônico. Para as empresas que não possuem frota própria ou para as que subcontratam parte do seu frete, a Plataforma disponibiliza o GFE, que realiza a gestão completa da contratação de fretes, desde as negociações comerciais, até o pagamento das faturas junto às terceiras.

Para fechar o ciclo, e permeando todas as etapas, está o software de gestão especializado (ERP) no segmento logístico da TOTVS, que carrega todas as informações geradas durante as operações e garante a retaguarda da empresa, com base em dados reais, seguros e atualizados.

Tudo é feito automaticamente, pela colaboração transparente entre as soluções – não há necessidade de outras interações para imputar informações manualmente. Dessa forma, criam-se elos em que um sistema abastece o outro e, assim, os resultados esperados são bastante positivos.

“Criamos sinergia entre as tecnologias para potencializá-las e, com isso, atender às mais importantes necessidades logísticas no controle e gestão da operação, do momento zero à entrega fiscal. Por meio de uma Plataforma inovadora como esta, as empresas podem colocar em prática o conceito de Logística 4.0 para reduzir custos, aumentar a sua produtividade e ganhar agilidade e eficiência para os seus negócios”, explica Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

A Plataforma Logística pode ser contratada no modelo Intera, linha de subscrição da TOTVS, em que o cliente utiliza as soluções na nuvem, por meio de uma assinatura mensal. Além disso, também é possível contemplar todos os sistemas ou escolher diferentes combinações, de acordo com as prioridades de cada empresa.

Serviço – 24ª Edição do Intermodal South América
Data: 13 a 15 de março
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo – Estande: 4-90
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.