book_icon

Setores de RH e Marketing são os que mais utilizam serviços em nuvem

Segundo relatório da Netskope, mais de 90% dos serviços em nuvem ainda não estão completamente aptos para utilização corporativa
Setores de RH e Marketing são os que mais utilizam serviços em nuvem

nuvem em foco na lupaAs áreas de RH e Marketing foram as que tiveram o maior número de movimentação por organização em nuvem, com uma média de 121 e 139 serviços, respectivamente. Segundo o Netskope Cloud Report ™, relatório sobre o uso e tendências de atividades em nuvem corporativa, também houve crescimento de 1,6% por empresa no número de soluções em nuvem utilizadas pelas empresas em comparação com o último trimestre, chegando a média de 1.181 serviços. Porém, desse total menos de 8% foram classificados como totalmente aptos para o uso corporativo.

“Os serviços em nuvem tornaram os departamentos mais ágeis e produtivos, como é o caso dos setores de RH e Marketing das empresas. Mas, ao mesmo tempo, os dados presentes nesses serviços da nuvem precisam estar a salvo de perdas”, Sanjay Beri

Muitas aplicativos de RH e Marketing são utilizados diretamente pelo usuário, o que faz com que as empresas tenham pouco controle sobre essa utilização. Esses programas possuem informações importantes e que não devem ser acessadas por pessoas não autorizadas, por isso as equipes precisam criar políticas e controles de acesso para restringir e proteger os dados.

Os principais aplicativos de RH em uso, como Success Factors e Workday, contêm dados pessoais e exigem Prevenção de Perda de Dados e controles de acesso para garantir a segurança do uso das informações. Além disso, muitos aplicativos de Marketing são qualificados como programas de TI ou aplicativos não autorizados, com dados de clientes ou prospectos regidos por determinações, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR na sigla em inglês).

Ao analisar as ameaças, o Netskope Threat Research Labs descobriu que tipos genéricos de malware, como exploits e worms em Flash, representam a maior porcentagem de detecções (40,6%), seguidos de portas traseiras (33,6%). O malware de criptografia continua relacionado com o bancário, aparecendo na lista da Netskope de tipos de malware mais comuns e detectados com maior frequência.

As variantes de malware adicionais incluíram macros do Microsoft Office (8,6%), exploits em PDFs (3,2%), ransoware (3,1%), malware Mac (2.3%), malware JavaScript (1,5%), malware de aparelhos móveis (1,1%), PowerShell (0,5%) e malware de criptografía (0,4%).

“Os serviços em nuvem tornaram os departamentos mais ágeis e produtivos, como é o caso dos setores de RH e Marketing das empresas. Mas, ao mesmo tempo, os dados presentes nesses serviços da nuvem precisam estar a salvo de perdas”, afirma Sanjay Beri, CEO e fundador da Netskope.

“O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados se tornará realidade em poucos meses, por isso as empresas devem garantir o uso compatível de serviços em nuvem. Inserir políticas contextuais e conscientizar os funcionários de ações que coloquem em risco a segurança das informações é uma necessidade inadiável”, conclui Beri.

O GDPR não se aplica apenas a empresas da União Europeia, mas também para empresas brasileiras que tem filiais na Europa, assim como empresas no Brasil que estão trabalhando com dados de usuários da Europa, como por exemplo, companhias com clientes que residem nos países europeus.

Média de serviços na nuvem por empresa e por categoria

No trimestre, o número médio de serviços em nuvem aumentou 1,6% por empresa, chegando a 1.181 atividades na nuvem, em comparação a 1.022 do trimestre anterior. A grande maioria dos serviços (92,7%) não está apta para uso de empresas e receberam uma classificação de “médio” ou abaixo no Netskope Cloud Confidence IndexTM. Os serviços aptos para uso corporativo passam por acompanhamento de controle por meio de CASB.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.