book_icon

A inovação está além do Vale

* Por Alexandre Souza, gestor do programa Startup SC

Gigantes como Google, Amazon e Apple, se transformaram nos últimos anos nas maiores empresas do mundo, valendo bilhões. Houve um estouro das startups e dos unicórnios pelo mundo, e cada vez mais investidores procuram esse mercado em ascensão para multiplicar investimentos.

A Bessemer Venture Partners (BVP) divulgou, durante sua palestra no maior evento de SaaS do mundo, o SaaStr 2018, a pesquisa State of the Cloud 2018, um guia das inovações da indústria de cloud e que expôs as maiores tendências do setor. Separei os principais insghts compartilhados com exclusividade no evento:

Ascensão da Serverless Computing

A contratação de um servidor na nuvem conseguiu agilizar o processo de desenvolvimento e proporcionalizar escalabilidade de maneira muito mais rápida e prática, facilitando a vida do desenvolvedor. Sem dúvidas, o Serveless computing veio para ficar. Além da tecnologia continuar crescendo, os investidores buscam empresas que desenvolvem soluções para o conceito.

Movimento de Screenless Software (Software sem tela)

O software sem tela quer eliminar a interface, e está conseguindo. Cerca de 20 milhões de Alexas e 7 milhões de Google Home já foram vendidos. A voz é o próximo campo de batalha dos softwares, e não só dos softwares. Uma pesquisa divulgada pela KPCB mostrou que quando pesquisamos termos por voz, o número de palavras cresce consideravelmente. Isso deve trazer mudanças na forma com que todo o conteúdo é distribuído pela internet, e vai mudar o jeito com que pensamos em marketing.

APIs dirigem a inovação

No futuro conectado, APIs vão dirigir a inovação. Segundo pesquisa da IBM, 66% das empresas gostariam de desenvolver experiências mais personalizadas para cada cliente. Criar experiências únicas é um desafio gigantesco, mas com o uso de APIs o caminho é facilitado. Com eles, os desenvolvedores conseguem integrar funcionalidades, desenvolver inteligência artificial de maneira mais eficiente e assim criar experiências personalizadas e automatizadas. APIs são a inovação.

Valores criam valores

O SaaStr mostrou também que inovação não é só código, é também capital humano. De acordo com o Guia da BVP, um bom código de cultura interna, que possibilite o alinhamento da visão, missão e valores da empresa com seus colaboradores, é essencial para o desenvolvimento. É como se a cultura organizacional fosse um produto que é vendido e desenvolvido para a equipe de trabalho. Uma boa cultura pode reter talentos e impulsionar a inovação.

Inovações fora do Vale

Sim, a pesquisa da BVP revelou que cada vez mais empreendedores e investidores estão olhando para além do Vale do Silício. Europa, China e porque não, Brasil? Logo no começo de 2018, nosso país conseguiu formar e exportar para o exterior dois unicórnios. Isso demonstra como nosso ecossistema de tecnologia está se desenvolvendo e ficando maduro. Está na hora de pensar global e olhar além das fronteiras.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.