book_icon

SAS anuncia projetos para a área de inovação na América Latina

Objetivo é incentivar a cultura de análise de dados no dia a dia das empresas com o uso da plataforma SAS Viya
SAS anuncia projetos para a área de inovação na América Latina

Com o objetivo de incentivar nas empresas a expansão da cultura da análise de dados em seu dia a dia, e acelerar a entrega de projetos em produção de forma ágil, mas sem perder governança e compliance, o SAS anuncia a criação do SAS Innovation Lab. O projeto amplo foca em inovação e tem como plataforma na nuvem a solução SAS Viya – voltada para a preparação de dados, visualização de dados e mineração com alta performance e elevada produtividade.

Em 2016, o SAS começou a investir em uma célula na América Latina totalmente voltada para a inovação, envolvendo soluções em nuvem

Segundo o head de Inovação do SAS América Latina, Bruno Maia, atualmente o SAS Viya permite que a análise de dados seja feita de uma maneira mais fácil e democrática. “O SAS Viya simplificou todo o processo de análise de informações para que o cliente não dependa de conhecimentos estatísticos avançados para extrair insights e gerar valor para o negócio, com alta disponibilidade de recursos de machine learning e analytics avançado”, explica o executivo.

Para colocar o projeto em prática, em 2016, o SAS começou a investir em uma célula na América Latina totalmente voltada para a inovação, envolvendo soluções em nuvem. Dois anos depois, a empresa consolidou um núcleo na região, tendo o Brasil como hub e a missão de promover a inovação sob vários aspectos. O núcleo será implementado com base em cinco pilares e todos os projetos integrantes do programa de inovação serão iniciados no decorrer do ano de 2018:

Innovation Lab – O objetivo é oferecer aos clientes a oportunidade de experimentação do potencial do SAS Viya, no intuito de extrair insights analíticos e ao mesmo tempo fazendo uso da infraestrutura e da mentoria do SAS em um ambiente de branding e coworking. O projeto já é aplicado em outros países onde o SAS atua, entre eles o Japão.

Data4Good – O projeto consiste no uso de dados públicos pela comunidade analítica, visando a extração de insights em projetos voltados para o bem social e a solução de problemas relacionados à pobreza, saúde, direitos humanos, educação, meio ambiente, entre outros. O SAS irá estimular a comunidade por meio da oferta de infraestrutura e mentoria especializada.

SAS Innovation Datathon – Programa aberto a toda comunidade analítica. Será uma competição aberta baseada em dados, cujo objetivo é solucionar desafios de negócio com o uso de técnicas de design thinking e soluções analíticas. Um desafio é lançado e o SAS aplica sua metodologia e infraestrutura oferecendo apoio aos grupos formados para trabalhar no projeto com o uso do SAS Viya. O time com a melhor ideia e execução será contemplado com uma premiação.

Startup Now Analytics Program – O SAS irá escolher até três startups para ajudá-las a viabilizar suas ideias por meio da oferta de tecnologia analítica, infraestrutura e coworking. Será feito um processo de seleção para definir em quais ideias a companhia investirá. O objetivo é formar uma parceria de modo que a tecnologia SAS Viya possa potencializar a performance das startups, além de desenvolver novos produtos para o mercado.

Fast Analytics Program – Criação de um laboratório voltado para clientes do SAS, que irão obter mentoria, Provas de Conceito (POC), estudo de viabilidade e implantação, além de treinamentos – sempre focado em inovação, Big Data e Viya. O objetivo é auxiliar os clientes na incorporação de tecnologia SAS para acelerar o ciclo analítico, otimizando a performance das companhias.

Nova divisão com foco em IoT

No início deste mês, o SAS anunciou globalmente a sua mais nova divisão dedicada às oportunidades de negócios geradas pela Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). O objetivo é oferecer conhecimento estratégico a setores específicos como Manufatura, Energia, Utilities, Governo, Varejo, Seguros e Saúde, ajudando os clientes a otimizar os seus investimentos em IoT.

A tecnologia central da nova divisão é o SAS® Event Stream Processing, que analisa dados em alta velocidade, permitindo que a tomada de decisões de forma imediata. A solução é escalável e fortalece o posicionamento do SAS no crescente mercado de Analytics. A Forrester, inclusive, colocou a solução como líder em seu relatório Forrester Wave™: Streaming Analytics no terceiro trimestre de 2017.

“O SAS ESP tem um diferencial fundamental se comparado às demais tecnologias equivalentes no mercado. Ele nasceu de uma arquitetura muito leve e performática que permite processar milhares de transações por segundo, além de ser o único que consegue executar diversos modelos analíticos em tempo real, inclusive modelos que se auto treinam em tempo real. O ESP é um dos pilares que a SAS acredita que possibilita a evolução da Internet das Coisas para o que chamamos de “Inteligência das Coisas”, conclui Maia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.