book_icon

Desktop as a Service reduz custos em 50%

Uso do serviço dá mais autonomia a colaboradores, que podem acessar sua área de trabalho de qualquer dispositivo.
Desktop as a Service reduz custos em 50%

A T-Systems Brasil, provedora alemã com amplo portfólio de soluções digitais e serviços de TI, está reforçando sua oferta de DaaS (Desktop as a Service) para o mercado brasileiro. Já disponível no Brasil, o serviço de desktop virtual hospedado em nuvem promete reduções de 40% a 60% em infraestrutura de hardware.

Serviço de desktop virtual, oferecido pela T-Systems Brasil, garante poder computacional como serviço

O líder de operações de infraestrutura de TI da T-Systems Brasil, Guilherme Barreiro, explica que o serviço pode ser acessado por meio de computadores, tablets e celulares. “Isso significa que o usuário pode armazenar, transportar e acessar dados corporativos, exatamente como estão em máquina de origem, em qualquer aparelho com acesso à internet”, diz.

Além da facilidade de acesso, um dos maiores benefícios do DaaS é a redução de custos. A única condição para que ele seja utilizado é sua implementação e uma conexão Wi-Fi estável. Isso significa que o acesso pode ser feito por meio de qualquer computador, mesmo os mais antigos, uma vez que o poder computacional é configurado diretamente na nuvem e pode ser ajustado conforma a necessidade do cliente.

“Por exemplo, se um diretor financeiro precisa processar o fechamento contábil uma vez por mês, ele não precisa comprar uma máquina mais potente para isso. Basta pedir que as configurações do DaaS sejam reforçadas neste período, agilizando o processamento das informações”, compara.

Isso reduz a necessidade de investimentos em hardware e, também, os custos de manutenção, uma vez que eventuais problemas no DaaS podem ser solucionados remotamente. “Somente estes fatores representam uma economia que pode chegar a 60% dos valores gastos com hardware e manutenção”, informa Barreiro.

De acordo com o executivo, o serviço é indicado para profissionais em trânsito, ou que executem serviços em campo. “Muitas vezes estes profissionais prestam serviços em empresas que não permitem a entrada de máquinas de terceiros”, afirma, lembrando que o serviço garante mais autonomia a estes profissionais. Todavia, o DaaS permite com que o custos de TI da empresa sejam reduzidos exponencialmente já que o ciclo de vida de notebooks e desktops antigos podem ser expandidos já que toda a carga de poder computacional e disco necessários estarão na nuvem.

Além do desktop remoto, o serviço conta também com processos automáticos para atualização de backup, de dados e segurança, isso por meio de uma rotina com datas e horários previamente agendados. “É uma solução bastante eficaz, pensada para reduzir custos e facilitar a vida dos colaboradores de nossos clientes”, conclui.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.