book_icon

Joinville testa semáforos inteligentes

Em parceria com a Prefeitura da cidade, a ABII aplica tecnologia de Internet Industrial em Semáforos Inteligentes com o objetivo de melhorar a mobilidade do município
Joinville testa semáforos inteligentes

A Prefeitura Municipal de Joinville está realizando testes pilotos para o uso de semáforos inteligentes. A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) anuncia o testbed de semáforos inteligentes, em parceria com a administração da cidade. A solução de Internet Industrial transformará semáforos tradicionais em Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) com o uso de câmeras térmicas de tráfego, tecnologia inédita no Brasil. O sistema permite a detecção de pedestres, ciclistas e automóveis com 100% de precisão, sem interferência de chuvas, neblinas ou quaisquer condições climáticas.

 Sistema poderá gerar estatísticas e insights que irão auxiliar a prefeitura de Joinville na tomada de decisões de planejamento urbano

A solução piloto será executada durante o primeiro semestre deste ano e está sendo liderada pelos especialistas que compõem os Grupos de Trabalho de Testbeds da ABII, que selecionaram este projeto baseados nos critérios de alto grau de inovação, impacto e escalabilidade.

Instaladas em alguns semáforos da cidade, as câmeras térmicas de tráfego coletam, em tempo real, dados das vias como fluxo de veículos, de ciclistas e de pedestres, permitindo aos semáforos inteligentes a tomada de decisão autônoma sobre o ajuste de intervalo em que devem operar, dando preferência para o tráfego em vias com maior congestionamento, por exemplo. Além disso, o sistema poderá gerar estatísticas e insights que irão auxiliar a prefeitura de Joinville na tomada de decisões de planejamento urbano, tornando a cidade conectada com os conceitos mais atuais de Internet Industrial e de Cidades Inteligentes e Humanas.

O crescimento das frotas dos grandes centros urbanos lidera o número de problemas relacionados a acidentes e ao nível de estresse da população pela quantidade de horas gastas em congestionamentos. Segundo a última atualização de frotas do IBGE, em 2016, Joinville já registrava mais de 380 mil veículos – número que não para de crescer. Já no Brasil, o aumento da frota foi de 119% nos últimos 10 anos e a estrutura viária não consegue acompanhar este crescimento.

“A adoção de Semáforos Inteligentes garante um trânsito mais eficiente, ágil e seguro para a cidade. Acreditamos que o trabalho colaborativo somado à Internet Industrial traga ganhos que impactam diretamente na qualidade de vida de todos os cidadãos, bem como na economia e na logística de Joinville, permitindo melhoria na mobilidade urbana de forma inteligente e segura. A Internet Industrial pode gerar impactos em todos os setores, incluindo manufatura, agronegócio, saúde, transportes, energia e cidades”, comenta o presidente da ABII, José Rizzo.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.