book_icon

Automação diminui 30% em despesa de Torres Empresariais do Ibirapuera

Empreendimento economiza mais de R$ 31 mil mensais nas contas de gás e de energia elétrica com automação comercial
Automação diminui 30% em despesa de Torres Empresariais do Ibirapuera

Redução no consumo de gás e energia elétrica nas contas do condomínio e alta eficiência operacional através da automação foram fatores que influenciaram o projeto de retrofit da automação para proporcionar uma operação avançada de um empreendimento comercial. Pensando neste cenário, o Condomínio Torres Empresariais do Ibirapuera, empreendimento comercial que abriga duas torres com 56 conjuntos comerciais cada, área total de 50 mil m², localizado no bairro de Moema na capital paulista, contou com a E-vertical para o projeto de retrofit de automação e ajudá-lo neste desafio.

A economia média de consumo foi de cerca de 17 mil KW de energia e 17 mil m³ de gás natural mensais com payback simples

O empreendimento, que possuía um sistema de automação parcialmente funcional, viabilizou o projeto de modernização e inclusão de equipamentos de automação, sensores, válvulas e uma nova lógica para aprimoramento da rotina de operação da automação, com ênfase no ar condicionado.

Após a conclusão, em abril de 2017, o empreendimento obteve uma redução nas contas de gás natural e de energia elétrica de mais de R$ 31 mil mensais, uma economia de cerca de 30% no valor total das despesas com insumos de energia elétrica e gás natural. A economia média de consumo foi de cerca de 17 mil KW de energia e 17 mil m³ de gás natural mensais com payback simples.

“Atingimos um excelente resultado por meio da inclusão de recursos de automação mais eficientes e modernos, aliada à operação remota de utilidades, tivemos condições de entregar o máximo de eficiência na rotina do condomínio, trazendo uma expressiva redução do consumo de energia e gás natural.”, afirma Brunno Freitas, gerente de produtos da E-vertical.

O Condomínio Torres Empresariais do Ibirapuera possui certificação internacional LEED EB O&M (Operação e Manutenção para Prédios Existentes) de Nível Silver. A certificação foi concedida pelo USGBC (United States Green Building Council) que audita e certifica o desempenho em sustentabilidade e, a fim de alcançar o desempenho necessário, soluções e tecnologias sustentáveis são adotadas na operação e manutenção de um empreendimento existente. Desta forma, são minimizados os impactos causados no meio ambiente durante toda a vida útil da edificação.

“O condomínio, em linha com os conceitos da certificação LEED EB-O&M recém obtida, busca constantemente investir em novas tecnologias para aumentar a eficiência da operação. Uma das alternativas era o projeto de retrofit da automação e, por meio dele, pudemos gerar economia nos insumos e reduzir os desperdícios, aumentando de forma expressiva o nosso desempenho.”, explica Marcelo Junqueira, síndico profissional do Condomínio Torres Empresariais do Ibirapuera.

Os sistemas de utilidades prediais tais como iluminação, ar condicionado, geradores, água potável, ventilação, entre outros, são operados remotamente pela E-vertical 24 horas por sete dias da semana, initerruptamente. “Com a solução de automação predial da E-vertical, o Torres Empresariais do Ibirapuera reafirmou sua posição de destaque em eficiência e hoje é um dos principais empreendimentos comerciais corporativos do Brasil”, conclui Junqueira.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.