book_icon

Com aposta em interconexão, Equinix investe em canal

Segundo o diretor nacional de vendas da Equinix, Rodrigo Guerrero, o crescimento da velocidade de interconexão deve superar a internet pública até 2020
Com aposta em interconexão, Equinix investe em canal

Cada vez mais as empresas percebem que a TI tem muito mais produtividade em um formato centralizado e isolado para um que seja geograficamente distribuída e interconectada. O modelo que traz um formato centralizado e isolado, com dados partindo de um único ponto de acesso deixa a TI vulnerável e limitada por uma série de fatores externos.

Essa interconexão é a aposta da Equinix, empresa global de interconexão e data center, que vem voltando esforços para atender as demandas de operadoras de telecom, provedores de cloud e de TI, e empresas.

 “Toda essa geração de dados só será suportada se a plataforma de interconexão estiver estruturada, com segurança, performance e, sobretudo, baixa latência”

“Acreditamos que 2018 será um ótimo ano para a Equinix. Fizemos muitos investimentos nos últimos anos e a ideia agora é crescer a base de nossos clientes atendendo as demandas de todas as empresas do segmento Enterprise, independente do segmento de negócio”, diz Rodrigo Guerrero, diretor nacional de vendas da Equinix.

Segundo o executivo, o crescimento da velocidade de interconexão deve superar a internet pública até 2020. “O nosso negócio não se trata mais apenas de oferecer um data center premium. Nosso novo modelo de negócio permite que as empresas façam negócios dentro deles. Toda essa geração de dados só será suportada se a plataforma de interconexão estiver estruturada, com segurança, performance e, sobretudo, baixa latência”.

Como avalia o mercado de interconexão no Brasil? Está maduro na sua opinião?

O estudo divulgado pela Equinix, o Global Interconnection Index, projeta que o crescimento da velocidade de interconexão deve superar a internet pública até 2020. Este dado, acrescido da informação de que a troca de dados privada entre empresas deve crescer quase duas vezes mais rápido — e quase seis vezes em volume de dados — do que o tráfego IP global são apenas uma amostra do cenário que temos pela frente. Só na América Latina, estima-se um crescimento de 62% por ano para alcançar mais de 620 Tbps de capacidade instalada, compondo 13% da Velocidade de Interconexão globalmente.

Estas perspectivas endossam a utilização da interconexão como uma importante ferramenta, extremamente eficaz e segura para as empresas que querem estar próximas de seus parceiros e ganhar produtividade. Acreditamos que a interconexão é o caminho natural para grandes empresas e provedores e é por isso que investimentos em ecossistemas que permitam essa interação via interconexão. Ainda temos muito mercado para amadurecer, mas existe uma tendência sim de as empresas percebam as vantagens de se estar em um ambiente interligado, como os data centers da Equinix.

Quanto Brasil representa do seu negócio? E a América Latina?

Por questões estratégicas não abrimos os números locais, mas as receitas globais de interconexão no 3º quarte do ano fiscal 2017 cresceram 31% na comparação anual e 17% na comparação anual numa base constante.

Como está estruturado o modelo de vendas da Equinix?

A Equinix conta com equipes de vendas diretas focadas nos respectivos mercados e verticais de sua atuação. Além disso, temos também, a área de canais que completam nossas ofertas e nos apoiam no atendimento comercial em todo território nacional.

A Equinix estruturou um novo modelo de vendas indiretas. Como funcionará esse modelo no Brasil?

A nossa atuação em vendas indireta no Brasil começou no mesmo ano da implementação do modelo no mercado norte americano. A Equinix acredita que o reforço dos parceiros capacitados – e referências de mercado – endossa a nossa expertise. Atualmente, temos três modelos implementados no Brasil: Reseller – parceiros revendedores, Sales Agent – agentes de vendas, e Referral – coordenadores de equipe de vendas que aceleram o processo de compra.

Qual é o perfil ideal de parceiro no Brasil? Quantos possui atualmente?

A Equinix tem um modelo de negócios que agrega parceiros e clientes em um único ecossistema que facilita imensamente negociações e trocas entre eles. Neste sentido, a Equinix e seus parceiros conseguem fornecer tecnologias inovadoras e comprovadas que ajudam a tornar a Platform Equinix um ecossistema líder global de mais de 2.500 provedores de cloud, incluindo empresas de tecnologia IaaS, PaaS e SaaS disponíveis em mais de 200 data centers ao redor do mundo. Contamos com mais de 500 parceiros globais e estamos sempre abertos às oportunidades que podem agregar valor aos nossos produtos.

Existe alguma estratégia regional para o Brasil? E vertical?

Os nossos esforços, no momento, estão focados em oferecer serviços que atendam a demanda nacional e que possibilitem – e facilitem – negócios e interconexões entres os clientes com um menor custo, independentemente dos segmentos que atuem. Mas o próprio estudo Global Interconnection Index aponta que os segmentos de maior crescimento devem ser financeiro e varejo.

As receitas da Equinix foram de US$ 1,15 bilhão no terceiro trimestre de 2017, encerrado em novembro, uma alta de 25% frente ao mesmo período do ano anterior. Qual é a expectativa para o fechamento de 2017? E para 2018?

Acreditamos que 2018 será um ótimo ano para a Equinix. Fizemos muitos investimentos nos últimos anos e a ideia agora é crescer a base de nossos clientes atendendo às demandas de todas as empresas do segmento Enterprise, independente do segmento de negócio. Não podemos comentar sobre expectativas futuras ou sobre os números regionais.

Anunciou que tem o objetivo de se tornar cada vez mais um ponto global de conexão entre empresas. Como se dará essa estratégia?

O nosso negócio não se trata mais apenas de oferecer um data center premium. Nosso novo modelo de negócio permite que as empresas façam negócios dentro deles. Toda essa geração de dados só será suportada se a plataforma de interconexão estiver estruturada, com segurança, performance e, sobretudo, baixa latência – tudo o que a Equinix oferece com um baixo custo. Acreditamos que, muito em breve, esse formato será o modelo padrão para os ambientes de TI devido à evolução tecnológica, à explosão do consumo e geração de dados e, principalmente, ao aumento do tráfego em redes privadas.

Quantos Data Centers possui no mundo? E no Brasil?

A Equinix atingiu a marca de 200 data centers em 52 mercados estratégicos em todos os continentes. No Brasil, temos 4 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro e, nossa estrutura está totalmente preparada para atender à demanda nacional.

América Latina

Brasil

Canal de vendas

Equinix

Interconexão

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.