Tecnologia

Médicos adotarão tecnologia móvel no leito do paciente até 2022

Pesquisa da Zebra Technologies aponta aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais, como laptops, tablets, scanners de código de barras sem fio e impressoras portáteis

A adoção de soluções de mobilidade em hospitais de terapia intensiva está em franco crescimento, como mostra o Futuro da Saúde: 2022 – Estudo Hospitalar, realizada pela Zebra Technologies. A pesquisa aponta o aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais, como laptops, tablets, scanners de código de barras sem fio e impressoras portáteis.

Entre os benefícios mais esperados estão a melhoria na qualidade do atendimento e a redução de erros na administração de medicamentos

Para 72% dos entrevistados, esses equipamentos melhoram a qualidade dos serviços prestados ao proporcionar informações básicas no leito do paciente. Isso diminui a probabilidade de erros e também a burocracia, aumentando o tempo de contato entre o médico e as pessoas atendidas.

O estudo feito pela Zebra, inclui comentários de chefes de enfermagem, tomadores de decisão em TI e pacientes – trazendo uma perspectiva única, destacando o poder da transformação da mobilidade clínica esperada nos serviços de saúde mundiais nos próximos cinco anos.

Os benefícios das soluções móveis para os cuidados com a saúde impulsionam sua adoção em todos os níveis de atendimento. Quase todos os hospitais participantes do estudo planejam adotar dispositivos móveis perto dos pacientes, seja por enfermeiros (97%) ou por médicos (98%), até 2022.

Além disso, mostraram interesse em, no futuro, estender o uso a outros profissionais da cadeia de cuidados, incluindo farmacêuticos, radiologistas, técnicos de laboratório e responsáveis pelo transporte de pacientes. Faz todo o sentido, já que, ainda segundo o estudo, oito entre dez dos pacientes entrevistados sentem-se mais seguros em relação ao tratamento graças a essas ferramentas.

“Soluções móveis de saúde são uma tendência poderosa e altamente transformadora. Elas impactam de maneira significativa a qualidade do atendimento aos pacientes em todo o mundo”, afirma Chris Sullivan, líder da área de Global Healthcare da Zebra.

“O grande número de enfermeiros e gerentes de TI que responderam à nossa pesquisa para dizer o quanto seu trabalho tem melhorado com a mobilidade aponta uma tendência clara para a maior adoção de soluções móveis no setor de saúde. O fato de que os próprios pacientes se sentem motivados e entusiasmados com a mobilidade mostra que, para eles, há uma relação forte entre a adoção dessas tecnologias e o nível de atendimento. Na Zebra, acreditamos que as soluções móveis para a saúde são essenciais para que a indústria seja mais eficiente e eficaz, ao mesmo tempo em que elas permitem aos profissionais ter os melhores meios para ajudar as pessoas.”

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.