book_icon

Brasil é terreno fértil para indústria 4.0

Marcia Flesch Grillo, General Manager da Dassault Systèmes para a América Latina, fala sobre a importância e oportunidades da região para a companhia
Brasil é terreno fértil para indústria 4.0

Ao se definir como uma empresa 3DEXPERIENCE, a francesa Dassault Systèmes fortalece sua presença na engenharia de sistemas voltada a facilitar novas experiências conectadas. Sua plataforma tem como premissa difundir o desenvolvimento da “Internet das Experiências”, ou seja, colocar o consumidor no centro do sistema, integrando os processos de negócio das companhias com o desenvolvimento do produto.

Nós acreditamos que o Brasil pode ter destaque inovando em áreas como agronegócios, serviços financeiros, exploração de óleo e gás e healthcare”

A engenharia de sistemas também tem um papel central na indústria 4.0. Inovação, colaboração e design impulsionam o desenvolvimento de produtos e estratégias para a evolução da Internet das Coisas, que aplicado a indústria se traduz no conceito de smart manufacturing ou indústria 4.0.

A empresa tem também em sua atuação seu direcionamento no desenvolvimento de novas tecnologias envolvendo nuvem, realidade virtual e aumentada, IoT, impressão 3D e uma serie de aperfeiçoamentos que envolvem design e projetos 3D integrados. Marcia Flesch Grillo, General Manager da Dassault Systèmes, toca a estratégia da francesa para a América Latina. Em entrevista para a Infor Channel, a executiva destaca que a empresa tem o Brasil como país chave para expansão na região. “Acreditamos que a diversificação das indústrias e mercado, até por conta de seu tamanho, trazem abundância de recursos. A criatividade do povo local também é outro aspecto para um futuro promissor. Para aproveitar as oportunidades locais, desenvolvemos e incrementamos a nossa política voltada a parceiros e canais”.

Como avalia a maturidade do Brasil na adoção de tecnologia para fábricas inteligentes?

A discussão local no Brasil sobre a transformação digital e indústria 4.0 me parece que está mais focada em capitalizar e angariar recursos para compra de mecanismos do que em novas tecnologias. Nós acreditamos que o Brasil pode ter destaque inovando em áreas como agronegócios (incluindo toda a cadeia, de avanço na genética a equipamentos para produção no campo), serviços financeiros, exploração de óleo e gás, healthcare, entre outros. De qualquer maneira, o modelo de negócios e políticas de incentivo a inovação ainda precisam ser desenvolvidas ou otimizadas. No Brasil, há um grande potencial para inovação em vários setores da economia.

Uma plataforma de negócios é um recurso vital para que o mercado brasileiro siga competitivo nesse cenário. A plataforma 3DEXPERIENCE permite dados, designs, informações sobre produtos possam, a partir de um único local, ser criados, compartilhados e gerenciados. Isso facilita os processos de negócios e tomada de decisão de uma organização. A plataforma remove barreiras entre grupos, elimina duplicação e dados desatualizados, promove uma maior colaboração entre times e oferece visibilidade em tempo real das agendas de produção e progresso. Essa é a verdade transformação digital na indústria e, em um futuro breve, permitirá que fábricas operem com mais facilidade e entreguem produtos mais rápidos.

Qual solução acredita que tem mais aderência no mercado brasileiro? E qual pretende estimular?

Nossa atuação vai além de prover tecnologia. Estamos trabalhando para oferecer novos e estratégicos modelos de negócios para que a empresa possa se aproximar de seu cliente. Isso inclui novas formas de colaboração que promovem a competitividade. Assim que é estabelecida uma liderança, o próximo desafio é usar os recursos corretos. Na América Latina ainda é necessário achar o ponto crítico. As discussões locais ainda permeiam vocações das empresas e quais tecnologias podem contribuir para a criação de novos modelos de negócios ao invés de focar no fomento à tecnologia. Os líderes LATAM com essa visão terão condição de conduzir a competitividade a outro nível no mercado global.

No caso da Dassault, promovemos a experiência que vai além de nossa plataforma de suporte ao cliente. Com nosso conhecimento de mercado, ajudamos empresas a definir as melhores estratégias para lidar com oportunidades e desafios que vão encarar nessa jornada. Orientamos como podem chegar a seus objetivos com os próprios recursos e parceiros, que complementam a oferta com serviços. Também devo destacar a nossa presença no meio acadêmico, que nos ajuda a difundir o conhecimento com qualificação da nova geração de profissionais, que chegarão ao mercado com conhecimento e capacidade para lidar com essa nova realidade.

Qual é a importância do Brasil e América Latina na estratégia da Dassault Systèmes?

Estamos comprometidos com a região e acreditamos que a diversificação das indústrias e mercado, até por conta de seu tamanho, trazem abundância de recursos. A criatividade do povo local também é outro aspecto para um futuro promissor. Para aproveitar as oportunidades locais, desenvolvemos e incrementamos a nossa política voltada a parceiros e canais. O objetivo é expandir a nossa presença na região. Cada país tem a sua especificidade e todos são extremamente importantes para o nosso negócio. Além disso, pensamos que esse investimento é essencial para o desenvolvimento do país, de sua economia e da qualidade de vida dos seus cidadãos. Estamos frequentemente investindo em nossa força de trabalho na região, melhorando nossas sedes e infraestrutura, treinando nossos colaboradores e parceiros para que possamos estar cada vez mais próximos aos clientes. O objetivo da Dassault Systèmes é, mais que implementar nossas soluções, mas contribuir para o desenvolvimento da região. É importante ressaltar também que a Dassault é uma empresa global com boa saúde financeira.

Na sua opinião, a crise impactou a oferta local? Por quê?

Não. Sabemos das dificuldades pelas quais o país está passando, mas o mercado brasileiro pe praticamente o mais importante da região, pelo menos o que mais investe em inovação e competitividade das companhias.

Para onde caminha a oferta da empresa na região? Que oportunidades vê por aqui?

Seguimos acreditando nos mercados latino-americanos, principalmente o Brasil, desde que estabelecemos presença por aqui. Há inúmeras indústrias que podem ser beneficiadas pela tecnologia. Defesa Aeroespacial e Transportes & Mobilidade são bons exemplos de indústrias que se beneficiarão de melhorias em combustíveis para carros e aviões, por exemplo. Qualquer outra indústria de grande escala se beneficiará da automação e robótica, assim como qualquer negócio que tenha foco em produção customizada terá ganhos com a impressão 3D.

No caso do Brasil, por seu tamanho e diversificação de indústrias, sem falar da abundância de recursos e criatividade do povo local, acreditamos que o espaço para evolução é enorme. Por conta disso, a Dassault Systèmes tem investido no País nos últimos anos, crescendo o seu time local, aumentando e melhorando a sua infraestrutura, qualificando colaboradores e canais. Trabalhamos juntos aos nossos clientes para difundir o conceito de indústria 4.0, demonstrando na prática como estamos prontos para suportar nossos clientes na jornada da transformação digital.

3DEXPERIENCE

América Latina

Dassault Systèmes

indústria 4.0

Inovação

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.