book_icon

8 dicas para manter a produtividade no home office

8 dicas para manter a produtividade no home office

Cada vez mais empresas oferecem vantagens ao permitir que os funcionários trabalhem de casa – seja um dia na semana ou integralmente. O que é o sonho de muitos profissionais, ainda desperta desconfiança de outros. A dúvida mais comum é: Como manter o foco e a produtividade trabalhando de casa. Com algumas dicas simples, é possível elevar a qualidade do Home Office e conquistar qualidade de vida e de resultados profissionais.

A Plantronics investiu na prática do home office em todos os escritórios da marca pelo mundo, inclusive no Brasil. A experiência e pesquisas realizadas pela companhia resultaram em alguns macetes que melhoraram (e muito) a vida dos trabalhadores remotos. Antonio Flores, Senior Marketing Manager da Plantronics para América Latina, trabalha remotamente e dá as dicas:

15 minutos de caminhada – Vá a padaria comprar pão ou passeie com o cachorro. Uma leve caminhada de 15 minutos oxigena o corpo e as ideias, além de evitar a sensação de estar preso em casa. Aproveite o Home Office para realizar tarefas que não eram possíveis antes.

Plantas na mesa de trabalho – Não é por estar em casa que a mesa de trabalho não merece atenção. Plantas no local de trabalho ajudam na produtividade e deixam o ambiente mais alegre. Além disso, aproveite que está em casa e invista em plantas medicinais, por exemplo – um chá de hortelã fresco diretamente da sua mesa de trabalho.

Tenha uma rotina – Assim como no escritório, é preciso ter comprometimento com horários e com a rotina – para não atrasar os demais colegas. Apesar de horários mais flexíveis, é necessário estabelecer certa assiduidade em momentos chaves do dia. Também é importante acordar com antecedência, tomar banho e não ficar de pijamas.

Aproveite a família – Estar em casa e não aproveitar para tomar café com os filhos ou busca-los na escola não faz sentido. Aproveite as possibilidades que o Home Office oferece para estar mais presente na vida familiar. O importante é criar limites e regras para que as crianças saibam quando podem ou não entrar no ambiente de trabalho em casa.

Tenha horário – O trabalho dificilmente para de chegar, por isso é preciso desligar em algum momento. Não é aconselhável ficar até tarde resolvendo problemas todos os dias – assim como no escritório em algum momento é necessário desligar o computador e voltar para casa, no home office também é preciso saber a hora de parar. Para isso, a melhor alternativa é estabelecer um horário para seu expediente.

Não compartilhe o Wi-Fi – O melhor é ter uma linha para a família e outra profissional, mas principalmente evite compartilhar o wi-fi com os filhos. Nunca se sabe quando pode surgir uma videoconferência e é preciso ter a rede em plena velocidade para esses momentos.

Invista em luz natural – A luz natural promove um conforto visual muito maior e, segundo estudos, pode deixar a pessoa mais produtiva. Caso não seja possível, invista na luz branca. Outro fator importante para o conforto durante as horas de trabalho é ter uma cadeira confortável e ergonômica.

Proteja-se do barulho – Ter uma videoconferência interrompida pelo latido do cachorro não é algo muito profissional. Felizmente, já existem headsets profissionais que foram produzidos especialmente para funcionários que não estão no escritório – como o Voyager Focus UC, primeiro da categoria. Esses equipamentos cancelam o ruído externo e entregam somente a voz de quem está falando. Outro grande ganho é que, por ser Bluetooth sem fio, permite atender ligações longe da mesa de trabalho ou enquanto está andando pela casa, que é outra dica importante: Não passe o dia sentado!

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.