book_icon

Semantix anuncia seu primeiro DataLab em parceria com a FIAP

Com início em 7 de agosto, o DataLab da Semantix é resultado da parceria inédita da empresa com a FIAP. O projeto tem como principal objetivo fomentar a inovação tecnológica brasileira a partir do aprendizado prático de estudantes da FIAP, com foco em temas como Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cibersegurança.
Na primeira etapa, a Semantix contratou quatro estagiários com conhecimentos de programação de sistemas e análise de dados para trabalhar dentro dos laboratórios instalados na faculdade. Com a mentoria de profissionais da startup e da FIAP, os alunos desenvolveram soluções inovadoras para situações reais de clientes da Semantix, que ofereceram “desafios” a serem superados.
Com projeção de triplicar seu faturamento na América Latina até 2022, segundo estudo da Frost & Sullivan, o mercado de Big Data e Analytics está mais aquecido que nunca, mas ainda carece de mão de obra qualificada. “Queremos agregar valor para todos os envolvidos no ecossistema de tecnologia no Brasil, desenvolvendo talentos que serão ativos no mercado de trabalho no futuro”, explica Anderson Paulucci, CTO da Semantix.
A FIAP foi uma das instituições de ensino a firmar parceria com a Semantix para o projeto, que pretende chegar a dez outras faculdades e universidades em todo o Brasil. ” O DataLAB é um projeto de muita relevância no ecossistema da FIAP, reconhecido pelos alunos que passam por um criterioso processo seletivo, onde desde o primeiro momento estão de fato estreitando os laços entre os mundos acadêmico e corporativo, tratando temas como engenharia de dados, devops, entre outros, rompendo barreiras tecnológicas de forma acelerada e entregando valor para eles mesmos, para a Semantix e para a FIAP” avalia Guilherme Estêvão, gerente de relações corporativas da FIAP.

Sobre a Semantix:
Líder e referência no mercado em que atua, a Semantix é especialista em Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Análise de dados. Fundada em 2010 com inspiração nas empresas de tecnologias open-source do Vale do Silício, a Semantix surgiu com a proposta de estar à frente das soluções inovadoras do mercado, sendo hoje a única one-stop shop no Brasil, com um modelo de negócio 360º. Com parceiros de peso, como a Cloudera, Intel, Mesosphere, Lucidworks, ElasticSearch, SnapLogic, Zoomdata entre outros e um qualificado time de cientistas e engenheiros de dados, a Semantix presta consultorias, treinamentos e suporte para tecnologias de parceiros e produtos próprios. Acumulando cases de sucesso, a Semantix se consolida como uma das principais startups em Big Data do Brasil. www.semantix.com.br

Sobre a FIAP
Controlar drones, lançar minifoguetes e criar aplicativos mobile são atividades da rotina dos alunos na Fiap. A instituição é considerada um dos centros de excelência em tecnologia mais respeitados do país – referência em ensino de tecnologia, inovação e empreendedorismo, oferecendo bacharelados e MBAs classificados entre o “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação por três anos consecutivos. Seus campi integram um dos parques tecnológicos mais relevantes do país, com 40 laboratórios de desenvolvimento de sistemas, espaços de coworking e mais de dois mil computadores. A Fiap é a primeira faculdade do mundo a firmar uma parceria acadêmica com a Singularity University, instituição de ensino interdisciplinar sediada na NASA e patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures, Autodesk e Stellcase.

Informações à imprensa:
NB Press Comunicação
Tel.: 11 3254 6464
Marina Sant’Ana / e-mail: [email protected];
Daniel Ferreira / e-mail: [email protected];

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.