book_icon

Centro Universitário FEI atualiza data center, aprimorando operações de TI e acesso de alunos e professores a seus sistemas com soluções VMware

Westcon e Added foram os elos da cadeia que tornaram possível o fornecimento, projeto e implementação da solução do fabricante na FEI

No processo de transformação digital por que passa a sociedade, o setor de educação não foge à regra. Escolas e universidades vêm encontrando na Tecnologia da Informação uma aliada na busca de maior eficiência em seus processos administrativos e pedagógicos. O Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana) é um exemplo: migrando a tecnologia de virtualização para VMware e adotando a solução de hiperconvergência, conseguiu atualizar seu data center, ganhou melhor desempenho operacional, maior segurança e facilidade de acesso para o seu público acadêmico.

A FEI – Instituição fundada em 1941, e que pertence à rede Jesuíta de educação, já formou mais de 50 mil profissionais. Por ser referência no Brasil em cursos como Administração, Engenharia e Ciência da Computação, o Centro Universitário precisava acabar com seus gargalos tecnológicos.

“Estávamos com uma solução já defasada, sem a visibilidade adequada da rede, dos servidores, dos nossos recursos. Havia a necessidade de melhorar o panorama de gerenciamento e também de oferecer mais desempenho para o usuário final. Além disso, tínhamos um problema com a solução de backup e precisávamos melhorar a produtividade da equipe de TI, excessivamente ocupada com questões operacionais”, descreve Marcio Belotto, chefe de Tecnologia e Redes da Coordenadoria Geral de Informática da FEI.

Nesse caminho de modernização, foi fundamental o apoio de bastidores prestado pela Westcon, como distribuidora no país das tecnologias selecionadas, como da Added, integradora de soluções que atende diretamente a FEI. “Quando a Added, que já vinha trabalhando conosco, sugeriu a migração para o ambiente VMware, a gente sentiu muita segurança”, diz Belotto.

Marcelo Murad, diretor de produtos e engenharia da Westcon, observa que, como uma das principais distribuidoras globais, a empresa está sempre atenta às tecnologias que podem fazer a diferença no mercado, prestando todo o apoio às revendas para que possam levar ao usuário final as soluções mais adequadas a seus negócios.

A Added é parceira Premier da VMware, e, desde 2009 vem se especializando cada vez mais em projetos de virtualização de servidores, redes e armazenamento, levando a mensagem de datacenter definido por software a seus clientes. Foi responsável por implementar o projeto na FEI, que incluiu a migração para novos servidores e softwares da Veeam.

“A Added tem como missão aumentar a produtividade dos nossos clientes com soluções inovadoras. Foi este o fator principal que nos levou a indicar as soluções da VMware quando identificamos as dificuldades da FEI no gerenciamento e operação da solução antiga de virtualização, e posteriormente na solução de armazenamento de dados”, comenta Carlos Longo, Gerente de Pré-Vendas de Soluções de Data Center da Added.

Belotto conta que, na primeira fase, com a adoção do vSphere, plataforma de virtualização de servidores da VMware, houve uma “sobra” de algo entre 40% e 45% do hardware físico com o ganho em processamento e compartilhamento de memória RAM.

Outros impactos importantes na segunda fase da modernização foram o aumento significativo da tolerância às falhas de hardware, a implantação de uma interface única de gerenciamento (gerando uma visibilidade integrada que permite melhores tomadas de decisão), e a redução do número de servidores – de 17 para cinco hosts físicos com a implementação da hiperconvergência vSAN da VMware.

Belotto destaca ainda a facilidade de expansão do cluster, no futuro: “como não ficamos amarrados a um fornecedor de hardware específico, temos a oportunidade de fazer sempre a melhor escolha”, explica.

O VMware Virtual SAN™ para armazenamento de nível corporativo é extremamente simples e potencializa as soluções de infraestrutura hiperconvergente (HCI) líderes do mercado. Integrado ao hypervisor, o vSAN oferece armazenamento hiperconvergente de alto desempenho e otimizado para Flash, por um custo menor do que o armazenamento tradicional e do que outras soluções de infraestrutura hiperconvergente.

Todos estes benefícios de melhoria na performance se estenderam ao backup. A execução dos backups passou de nove mil iops (entrada e saída por segundo) para 52 mil iops. Além disso, a janela de backup foi reduzida de quatro para duas horas e meia.
“Precisávamos ampliar a capacidade de nosso Storage de 25 terabytes para 60 terabytes. Estudamos soluções tradicionais de mercado e formas com menor complexidade. Em todos os casos, ficávamos muito amarrados a um fabricante de hardware específico. Foi aí que fizemos um teste com o vSAN e optamos pela solução, que disponibiliza capacidade de armazenamento de dados nos servidores padrões da indústria. Sem falar na economia de 20% no custo do projeto em relação a outro com storage tradicional”, diz.

O vSAN fornece recursos avançados de armazenamento, tais como deduplicação, compressão, além de facilidade de proteção (RAID 5/6). A tecnologia oferece ainda capacidade de armazenamento até 10 vezes maior e custos drasticamente inferiores que infraestruturas tradicionais.

Belotto destaca ainda o menor nível de complexidade que existe hoje. “Foi fácil para os analistas da equipe absorverem a nova tecnologia. Enquanto no outro sistema tínhamos configurações de zoneamento, complexidade, etc., no atual passamos a ter apenas mais um item dentro do console vCenter. Isso ajudou muito, tanto na visão de capacidade quanto na própria tomada de decisão. Por exemplo: na hora de ceder uma área para determinado departamento ou criar um projeto novo para servidores, temos espaço disponível com muita facilidade para a entrega final”, explica.

O vSAN não requer a instalação de qualquer software adicional e pode ser ativado em apenas alguns cliques. A solução é gerenciada pelo vSphere Web Client e totalmente integrada a outras tecnologias da VMware, como vMotion®, High Availability (HA), Fault Tolerance (FT), VMware Site Recovery Manager™, VMware vRealize® Automation™ e vRealize Operations™.

Houve ainda um importante ganho, inicialmente não previsto: com os equipamentos legados, foi possível montar um centro de recuperação de desastres, integrando as soluções da VMware e Veeam. Este centro de recuperação de desastres está localizado no campus principal da FEI em São Bernardo do Campo, que conta com mais de 243 mil metros quadrados.

Alunos e professores são beneficiados – Na universidade, o usuário final passou a sentir os benefícios no dia a dia. Nos períodos de inscrição para os processos seletivos, por exemplo, o fluxo de acessos ao site aumenta exponencialmente. Se antes havia um enorme gargalo, depois da migração foi nítido o ganho de performance.

Outro exemplo diz respeito aos períodos de pré-prova. Nessas ocasiões, as equipes do Learning Management System (LMS) atuam fortemente no apoio aos alunos. Cresce muito o número de acessos ao portal, que chega a seis mil acessos simultâneos – um volume que, no passado, ocasionava quedas no sistema. “A melhora no desempenho foi muito perceptível tanto para os estudantes como para o corpo docente”, afirma Belotto.

Diante de tantas conquistas, Marcio Belotto ressalta o trabalho realizado pela Westcon/Added para chegar-se à implementação de todo o projeto na FEI. “Existe todo um caminho que vai do fabricante até a instalação e operação dos sistemas. Tudo funcionou perfeitamente para atingirmos os resultados que esperávamos. Foi uma excelente escolha que fizemos, com ótimos resultados tanto para os usuários – que sentem as vantagens quando clicam, digamos – como na operação do data center”, finaliza Marcio Belotto.

Para Kleber Oliveira, gerente de canais da VMware, as novas necessidades dos negócios e o grande aumento da capacidade de dados armazenados pressionam os gestores da área de TI a desenvolverem, de forma eficiente, projetos que atendam à essa nova realidade, otimizando custos, de forma rápida e simplificada. “Soluções de hiperconvergência vêm conquistando espaço nesse cenário, principalmente por combinarem, de forma centralizada, componentes virtuais e físicos de uma infraestrutura, tais como servidores, redes e storage, em um único dispositivo controlado por software”.

Sobre a Westcon-Comstor Americas, a SYNNEX Corporation Company
A SYNNEX oferece as soluções tecnológicas mais relevantes para os mercados de TI e de eletrônica de consumo, contribuindo para que nossos parceiros possam expandir seus negócios de forma sustentável. Distribuímos mais de 30.000 produtos de tecnologia, de mais de 300 fabricantes líderes e emergentes de todo o mundo, levando soluções completas a mais de 20.000 canais e clientes de varejo nos Estados Unidos, Canadá, Japão e América Latina. Como parte dos serviços de valor agregado, a SYNNEX oferece uma série de serviços profissionais e de marketing, incluindo geração de demanda; educação e treinamento; suporte pré e pós-venda; treinamento ao usuário final; avaliação de servidores; projeto e integração; suporte ao ciclo de vida do produto; redação de contratos; e planejamento de recursos de TI. Além disso, a SYNNEX oferece uma ampla gama de opções financeiras para garantir aos parceiros os meios para fechar negócios.

A Westcon-Comstor Americas atua na América do Norte e América Latina, com foco nos segmentos de segurança, colaboração, redes e data centers. Nosso know-how e programas de canal, líderes no setor, mantêm os parceiros na vanguarda de seus mercados, impulsionando o crescimento de seus negócios. A Westcon-Comstor Americas chega ao mercado com as marcas Westcon e Comstor.

Sobre a Added Soluções em Tecnologia da Informação
A Added está no mercado desde 2001 implementando soluções em aumento de produtividade que agregam valor e oportunidade de negócios a seus clientes.

Estamos organizados nas seguintes áreas de negócios: Infraestrutura, Collaboration, Network Security, Data Center e Broadband e também nas seguintes verticais: Saúde, Educação e Governo.

Nossa equipe é capacitada e certificada por parceiros de renome mundial e contamos com executivos que atuam há mais de 25 anos no segmento de tecnologia, com isso geramos conhecimento para que nosso cliente esteja sempre atualizado com as principais tendências e inovações do mercado.

Nossos processos de negócios atentem ao Sistema da Qualidade, certificado pela Norma ISO 9001:2015, Escritório de Projetos baseado no PMO e Sistema de Gerenciamento de projetos via Web com a ferramenta Channel.

Sobre a VMware
A VMware, líder mundial em infraestrutura em nuvem e mobilidade corporativa, ajuda clientes a acelerarem sua transformação digital. A VMware possibilita às empresas a dominar a abordagem de negócios e tecnologias definidos por software com sua arquitetura Cross-Cloud e soluções para data center, mobilidade e segurança. Com uma receita de US$7,09 bilhões em 2016 e sediada em Palo Alto, na Califórnia, a VMware possui mais de 500 mil clientes e 75 mil parceiros ao redor do mundo.

Mais informações para a imprensa:
SHEDI – Silvia Helena Editora
Silvia Helena Rodrigues – [email protected]
Tel.: (21) 2220-9311 / (11) 2626-1940 / (11) 94513-6987

Informações VMware Brasil para a imprensa:
RMA Comunicação
Maíra Porto – [email protected] – (11) 2244-5958
Vitória Cardoso – vitó[email protected] – (11) 2244-5974
Olívia Nercessian – [email protected] – (11) 2244-5992

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.