book_icon

Mainframe é a base para a transformação digital, diz pesquisa

Estudo da BMC com profissionais de TI derruba mitos sobre a plataforma, inclusive de que os profissionais da área são mais velhos. No Brasil, surpreendentes 82% dos profissionais têm menos de 50 anos e 25% estão abaixo dos 30 anos
Mainframe é a base para a transformação digital, diz pesquisa

Mesmo que muitas organizações continuem a adotar tecnologias multi-cloud como parte de suas profundas transformações, o Mainframe continua sendo um relevante e crescente hub do data center para muitas delas. Segundo a 12ª Pesquisa Anual de Mainframe, realizada pela BMC, as organizações estão comprometidas com o Mainframe ao passo que estão modernizando suas operações e tecnologias.

“Os resultados da pesquisa fornecem um bom indicador sobre a futura integridade e viabilidade do Mainframe”, Bill Miller

A pesquisa revelou uma atitude mais positiva em relação à plataforma. De uma maneira geral, as empresas estão mudando sua força de trabalho para garantir que tenham a equipe e as habilidades adequadas.

“A pesquisa derruba uma variedade de mitos e salienta a importância estratégica do Mainframe. Fica evidente que o Mainframe é uma plataforma de TI crítica que representa a espinha dorsal dos negócios digitais. À medida que as empresas efetuam mudanças para tornar-se digitais, a BMC ajuda os clientes a enfrentar seus desafios, prioridades e iniciativas de crescimento para liberar o poder e valor do Mainframe”, afirma Bill Miller, presidente de ZSolutions na BMC.

A maioria dos respondentes globais (91%) preveem que as cargas de trabalho do Mainframe continuarão a crescer. No Brasil o número chega a 96%. Esse dado deixa claro que os profissionais consideram o Mainframe como uma plataforma viável a longo prazo. Além disso, 51% dos respondentes globais afirmam que mais da metade de seus dados estão no Mainframe. No Brasil, 43% dos entrevistados afirmam o mesmo.

Embora muitas prioridades tenham permanecido inalteradas desde a pesquisa do ano passado, equipe e habilidades avançaram como uma prioridade-chave à medida que os respondentes modernizam seus ambientes de Mainframe. Este ano, 44% dos entrevistados globais indicaram que equipe e habilidades são desafios-chave por conta de mudanças na força de trabalho e 36% dos respondentes globais indicaram que esta será uma prioridade no próximo ano. No Brasil, a porcentagem foi de 32%.

Para os profissionais brasileiros, as quatro maiores prioridades são: redução de custo/otimização (58%); modernização das aplicações (55%); disponibilidade das aplicações (36%); melhoria da automação/análise operacional (35%).

Os resultados da pesquisa reforçam que o Mainframe é uma tecnologia fundamental para as empresas, principalmente as que têm no digital o seu cerne. No Brasil, por exemplo, uma vez que as novas gerações apostam nesta plataforma de TI, fica evidente não apenas sua relevância no momento atual, como para o futuro.

Mitos em relação ao Mainframe

Cinco mitos sobre a plataforma, relativos a operações, atitudes e força de trabalho são expostos na pesquisa deste ano:

  • As organizações otimizaram completamente seus Mainframes para máxima disponibilidade;
  • O Mainframe está em modo de manutenção e ninguém o está modernizando;
  • Executivos estão planejando substituir seus Mainframes por outras tecnologias;
  • Profissionais de TI mais jovens estão pessimistas em relação a carreiras na área de Mainframe;
  • Somente pessoas mais velhas trabalham no Mainframe atualmente.

Modernização das operações

Derrubando o mito de que o Mainframe está completamente otimizado e em modo de manutenção, os resultados da pesquisa indicam que as organizações estão modernizando suas operações.

Com 66% dos respondentes globais indicando que se concentrarão em interrupções planejadas para aumentar a disponibilidade, a pesquisa elimina o mito de que as organizações otimizaram completamente seus Mainframes. As principais aplicações em execução no Mainframe são sistemas transacionais, big data e analytics, e as organizações continuam se concentrando em aumentar a disponibilidade.

Evolução de atitudes, alterações na força de trabalho

As atitudes em relação ao Mainframe também continuam evoluindo. Contrariando a percepção de que os executivos desejam substituir os Mainframes, muitos reconhecem  como uma plataforma de TI central crítica. Nos resultados deste ano, 47% dos executivos globais indicaram que irão crescer e atrair novas cargas de trabalho.

A pesquisa derruba diversos mitos sobre a força de trabalho do Mainframe, incluindo a percepção de que profissionais de Mainframe são mais velhos e que profissionais de TI mais jovens estão pessimistas em relação ao futuro da área.

  • 53% dos respondentes globais têm menos de 50 anos e muitos deles têm uma visão positiva do Mainframe. No Brasil, os profissionais de Mainframe abaixo de 50 anos chegam a surpreendentes 82%;
  • Dentre os que possuem menos de 30 anos, a porcentagem global é de apenas 7%, contra 25% no Brasil. Este dado demonstra que a geração Y brasileira está muito entusiasmada com o futuro do Mainframe.
  • 69% dos respondentes globais do grupo de meio de carreira (idades entre 30 e 49 anos com um a dez anos de experiência), observam crescimento nas cargas de trabalho de seus Mainframes e consideram que a plataforma tem uma posição forte de crescimento no setor, de forma geral.

“Aplicações e bases de dados de Mainframe fornecem serviços empresariais críticos, à medida que as organizações passam por modernização e transformação digital.  Pesquisas contínuas são importantes para compreender o estado evolutivo e direção do Mainframe. Tais estudos podem fornecer uma importante perspectiva para ajudar organizações de Mainframe a avaliar as atitudes e expectativas dos clientes”, declara Tim Grieser, vice-presidente de pesquisas, Enterprise System Management Software, IDC.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.