book_icon

UberMeninas incentiva formação de filhas de motoristas em tecnologia

Programa oferece cursos para inspirar filhas de motoristas parceiros da plataforma de mobilidade urbana
UberMeninas incentiva formação de filhas de motoristas em tecnologia

Há três anos no Brasil, a Uber já acumula milhões de usuários brasileiros da plataforma para ganhar dinheiro e para se movimentar por suas cidades. Graças à tecnologia, a mobilidade urbana está passando por uma revolução. Quais outras revoluções vão ocorrer nos próximos três anos? À medida que a tecnologia se torna uma fonte cada vez maior de mudança e de oportunidades de trabalho, os pais precisam preparar seus filhos para essa nova realidade.

Todas as meninas convidadas para as atividades são filhas de alguns dos motoristas parceiros mais bem avaliados da plataforma na cidade de São Paulo

Para incentivar a formação em tecnologia no público feminino, a companhia criou o UberMeninas, um programa idealizado pela Uber e pela plataforma educativa de liderança Força Meninas. O objetivo é nessas férias de janeiro convidar cem meninas com 6 a 10 anos de idade a terem contato com noções de autoestima, de liderança e se inspirarem a, quem sabe, seguir uma carreira na tecnologia no futuro.

“É sabido que, entre o ensino fundamental e o ensino médio, a autoestima das meninas sofre uma queda três vezes maior do que a dos meninos. Isso afeta, em cheio, a escolha da carreira a ser seguida”, explica Deborah De Mari, fundadora do Força Meninas. “O que esperamos, com o UberMeninas, é inspirar essas crianças a sonhar alto e dar ferramentas a elas para que sejam capazes de defender suas escolhas no futuro, sejam elas quais forem.”

Todas as meninas convidadas para as atividades são filhas de alguns dos motoristas parceiros mais bem avaliados da plataforma na cidade de São Paulo.

“Quem usa a Uber para prestar serviço como motorista e ganhar dinheiro conhece como ninguém o impacto que a tecnologia pode ter. Essas pessoas são empreendedoras, e nós queremos ajudá-las a inspirar as filhas delas. Queremos que essas meninas se preparem para impulsionar mudanças que estão por vir e que ainda nem podemos imaginar”, diz Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil.

Entre os destaques nas atividades, palestras com Lara Franciulli que, com apenas 17 anos, já foi duas vezes medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e vencedora do programa os Incríveis Kids (NatGeo); introdução ao pensamento computacional com Déborah D Angelo, empreendedora de 19 anos criadora do aplicativo para deficiente visuais Sonya; e um bate papo sobre youtubers com Valentina Schulz, participante do programa MasterChef Júnior.

FORÇA MENINAS é uma plataforma educativa de liderança pioneira com foco em meninas de 6 a 18 anos, pais e educadores, desenvolvida por comunicólogas, educadoras e psicólogas. Com apenas um ano de existência, já atingiu mais de 33 mil pessoas no ambiente digital e ministrou workshops presenciais para mais de 200 meninas e 100 mães, em São Paulo. O negócio de impacto social pretende atingir 2.000 meninas até 2019, por meio de parcerias com a escolas, iniciativa pública e privada.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.