book_icon

Fortinet apresenta solução de segurança integrada e proteção contra ameaças para veículos conectados na CES 2018

Em parceria com a Renesas, a Fortinet marca presença na CES 2018 exibindo solução de cibersegurança para proteger os domínios de veículos conectados, incluindo os sistemas de trem de força, telemática e infotainment
Fortinet apresenta solução de segurança integrada e proteção contra ameaças para veículos conectados na CES 2018

LAS VEGAS, Nevada – CES 2018 – 10 de janeiro de 2018

Michael Xie, fundador, Presidente e Diretor de Tecnologia da Fortinet

“Os veículos conectados são a próxima grande inovação tecnológica de transformação da indústria automotiva. Com mapeamento 3D, processamento de sensores, integração de dispositivos inteligentes, serviços na nuvem, redes LAN/CAN avançadas e direção autônoma como características do veículo conectado do futuro, os riscos em cibersegurança são enormes. E com os dispositivos IoT conectados à rede do automóvel para acessar conteúdos e aplicativos, a superfície de ataque é ainda maior. A segurança integrada é primordial para a confiança do consumidor no veículo conectado. A Fortinet está ampliando sua liderança global em segurança de rede para a indústria automotiva, já que os fabricantes começaram a desenvolver veículos que exigem segurança automatizada com inteligência de ameaças em tempo real e segmentação estratégica para proteger a complexa arquitetura dos veículos. Estamos contentes com esta oportunidade de colaborar com a Renesas e apresentar soluções de rede seguras que atendem aos requisitos exclusivos do ambiente operacional automotivo em desenvolvimento na CES”.

Resumo da notícia

A Fortinet (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções abrangentes, integradas e automatizadas de cibersegurança, anunciou hoje que está apresentando capacidades avançadas de cibersegurança para o veículo conectado do futuro na CES 2018 no Renesas Advanced and Autonomous Test Track e Future Ready Solutions Showcase, evento que ocorre de 9 a 12 de janeiro em Las Vegas, Nevada.

Desenvolvido com a colaboração da Renesas Electronics, o protótipo de cibersegurança mostrará como o sistema operacional de segurança Fortinet FortiOS é integrado ao system-on-chip (SoC) Renesas R-Car H3 para proteger domínios de rede de veículos e serviços e aplicativos na nuvem.
A Fortinet e a Renesas criaram simulações de violações em um protótipo de veículo conectado na CES, incluindo ataques ao sistema de prevenção de invasão (IPS) e ataques DDoS (negação de serviço distribuída) para mostrar a eficácia da segurança integrada e automatizada na proteção dos motoristas contra invasores que assumem o controle do veículo ou dos aplicativos.

A segurança automatizada é fundamental para os sistemas de segurança e tecnologia do veículo conectado

Até 2025, estima-se que haverá 300 milhões de veículos conectados, um aumento considerável em relação aos 37 milhões existentes em 2016, com receitas anuais de equipamentos e serviços associados superando US$ 250 bilhões. Os principais fatores que impulsionam o mercado global de veículos conectados são a crescente demanda por recursos de auto condução, implementação de tomada de decisão baseada em dados e soluções de conectividade dentro do veículo, como acesso a recursos do smartphone, música sob demanda, conexão de internet e infotainment nos veículos.

O veículo conectado está equipado com acesso à internet e uma rede de área local (LAN) sem fio, permitindo que os motoristas compartilhem a conexão de internet com outros dispositivos dentro e fora do veículo. Para fornecer ciberproteção adequada e garantir a confiança do consumidor, os fabricantes de automóveis precisam projetar e implementar tecnologias com uma mentalidade de segurança em primeiro lugar. Os sistemas de segurança precisam abranger padrões, dispositivos e redes de comunicações. Eles também precisam ampliar a visibilidade, a interação e o controle além do veículo para incluir o ecossistema de transporte mais amplo, abrangendo os sistemas rodoviários e de controle de tráfego.

Os carros conectados exigem várias soluções de segurança diferentes operando como um sistema único e, portanto, precisam incluir segmentação estratégica dos principais domínios de funções, como trem de força, telemática e infotainment, para garantir que as ameaças sejam automaticamente contidas e mitigadas. Outro requisito importante é o sistema de atualização de ameaças em tempo real, como o FortiGuard Labs da Fortinet, onde a informação mais recente sobre vulnerabilidades e ameaças pode ser inserida no veículo, fornecendo proteção eficaz e automática. Isso também inclui a conexão à rede na nuvem para compartilhar e correlacionar eventos para receber correções e atualizações de segurança oportunas.

A Fortinet e a Renesas garantem segurança de redes de veículos conectados

A Fortinet e a Renesas trabalharam juntas em um protótipo de solução de segurança que aborda os principais riscos de cibersegurança na arquitetura de rede dos atuais veículos conectados. As violações recentes indicaram a necessidade urgente de segurança integrada para essas redes de veículos cada vez mais sofisticadas, incluindo a invasão no Jeep Cherokee em 2015, quando um grupo de hackers invadiu a rede de um veículo usando uma rede sem fio e controlou eletronicamente as funções principais do veículo, e a mais recente invasão no ônibus CAN Tesla Modelo S, interferindo nos freios, travas das portas e computador do painel do veículo a 12 milhas de distância.

Na CES, a Fortinet e a Renesas mostrarão como a tecnologia Fortinet Security Fabric instalada no R-Car H3 SoC fornece gerenciamento de políticas de segurança e proteção automatizada do trem de força e domínios de comunicação no veículo, incluindo o módulo LTE, o módulo de comunicação entre veículos, ponto de acesso sem fio, módulo de controle do motor e muito mais. Com suporte das funções de segurança on-chip do Renesas R-Car H3, a Fortinet protege a comunicação entre os domínios e define políticas para limitar o acesso entre certos domínios e assim mitigar e controlar potenciais ciberameaças. Demonstrações específicas de ciberataques simulados de IPS e DDoS mostrarão como o FortiOS automaticamente protege os dados transmitidos de um serviço de nuvem pública para o sistema de entretenimento do veículo.

Para saber mais sobre a apresentação da Fortinet e Renesas e o Renesas Advanced and Autonomous Test Track e Future Ready Solutions Showcase, visite http://renesasatces.com.

“Os engenheiros automotivos de toda a cadeia de suprimentos procuram as soluções abrangentes da Renesas para acelerar os ciclos de desenvolvimento e reduzir o tempo até o início da comercialização. A Renesas se associou à Fortinet para ajudar a desenvolver soluções de cibersegurança de ponta, que visam fornecer o nível de proteção integrada exigida do veículo conectado do futuro. Consideramos a Fortinet um consultor confiável, que pode ampliar seu conhecimento líder de segurança de rede para atender as demandas e requisitos de infraestrutura específicos dos sistemas de segurança da rede automotiva do futuro”, afirma Amrit Vivekanand, Vice-Presidente da Divisão de Negócios de Sistemas Automotivos da Renesas.

Sobre a Fortinet

Fortinet (NASDAQ: FTNT) assegura as maiores empresas, prestadoras de serviços e organizações governamentais em todo o mundo. A Fortinet capacita seus clientes com uma proteção inteligente e contínua em toda a superfície de ataque em expansão e o poder de assumir requisitos de desempenho cada vez maiores da rede sem fronteiras – hoje e no futuro. Somente a arquitetura Fortinet Security Fabric pode fornecer recursos de segurança para enfrentar os desafios de segurança mais críticos, seja em ambientes de rede, aplicativos, nuvem ou móveis. A Fortinet ocupa o primeiro lugar na maioria dos dispositivos de segurança enviados em todo o mundo e mais de 330 mil clientes confiam na Fortinet para proteger seus negócios. Saiba mais em www.fortinet.com Siga Fortinet Blog,Google+, Linkedin ou Twitter.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.