book_icon

Delloite desenvolve programa para capacitar líderes de TI

CIO Program ajuda líderes da área de tecnologia a desenvolver novas habilidades para enfrentar os novos e constantes desafios na gestão das organizações
Delloite desenvolve programa para capacitar líderes de TI

dardos simbolizando negóciosÉ fato notório que as tecnologias dominam o cenário e ditam o ritmo das transformações do mundo corporativo e da sociedade. Neste ambiente, o papel dos CIOs (Chief Information Officers, ou gestores de Tecnologia da Informação – TI) nas empresas ganha mais relevância e passa por significativas mudanças.

Com base em metodologia exclusiva desenvolvida e aplicada há mais de cinco anos internacionalmente, a Deloitte promove workshops customizados para cada desafio a ser enfrentado pelos gestores

Tendo esse contexto em foco, e diante dos processos de transição a que os CIOs são submetidos — seja em razão da mudança individual do profissional responsável pela gestão tecnológica de determinada organização, ou devido à necessidade de o profissional na função ter de transicionar entre as diversas novas habilidades, funções e papéis que o gestor atual é desafiado a desempenhar—, a Deloitte desenvolveu o CIO Program.

Trata-se de um programa de relacionamento dedicado a dar apoio aos CIOs nessa fase de transição, em que assumir um papel mais atuante na gestão empresarial é essencial para os líderes de TI. Com base em metodologia exclusiva desenvolvida e aplicada há mais de cinco anos internacionalmente, a Deloitte promove workshops customizados para cada desafio a ser enfrentado pelos gestores.

“O papel do CIO é cada vez mais importante, pois ele vem sendo desafiado a contribuir na criação de negócios, a ser um influenciador e a ter uma agenda propositiva na gestão de sua empresa. Cada vez mais, o profissional da área tecnológica é chamado a ajudar a empresa a se diferenciar e a inovar no mercado”, afirma Fábio Pereira, sócio da área de Technology Strategy & Architecture da Deloitte e líder do CIO Program no Brasil.

Assim, diante da necessidade de desempenhar um papel mais estratégico na gestão de sua empresa, o CIO tem de se adequar com agilidade às mudanças. Para isso, o executivo deve ser capaz de transitar e transicionar pelas variadas características que se destacam entre as incumbências requerida do CIO:

O CIO Operador – é aquele que opera e entrega serviços eficientes de Tecnologia da Informação (TI) e soluções que dão suporte ao papel de gestão, de controle de riscos e de proteção dos ativos principais da empresa;

O CIO Estrategista – auxilia a organização a alinhar estratégias de negócios e TI, além de maximizar o valor dos investimentos em tecnologia;

O CIO Catalisador – inspira a inovação por meio de mudanças na arquitetura do negócio, estratégias, operações e tecnologias; e

O CIO Tecnólogo – avalia tecnologias e configurações técnicas de arquitetura para incrementar a agilidade do negócio e gerenciar complexidades.

“O programa tem o objetivo de oferecer orientação para que as transições aconteçam de maneira estruturada. O CIO que tem a capacidade de absorver e atuar eficientemente em cada um desses espaços tende a valorizar sua presença na gestão empresarial. É para isso que a Deloitte criou o CIO Program, para oferecer o apoio necessário aos executivos da área tecnológica a assumirem cada vez mais protagonismo nas organizações”, explica Fábio Pereira. “Vale lembrar que, de acordo com pesquisa realizada pelo Programa de Transição de Executivos da Deloitte com mais de 100 gestores de companhias listadas pelo ranking da revista Fortune 1000, 40% de todas as transições de executivos falham nos primeiros 18 meses”, complementa.

Laboratórios do CIO Program

Dentro das atividades do CIO Program, destaque para três laboratórios em formato de workshops oferecidos nas instalações da Deloitte, com base em metodologia exclusiva desenvolvida globalmente ao longo de mais de cinco anos de existência do projeto:

CIO Transition Lab – Baseado em uma pesquisa extensiva, tem como foco três recursos-chave que todo CIO precisa demonstrar: tempo, talento e relacionamento. Estes conceitos serão visitados em um laboratório de um dia para auxiliar o CIO a criar um plano tangível de 180 dias;

CIO Team Lab – É um workshop voltado a identificar problemas e a dar apoio ao CIO e sua equipe na estruturação interna e seu alinhamento com o negócio; e

Next Generation CIO – Formatado em workshops para preparar executivos para o desafio de se tornarem um CIO, e também para profissionais que tenham acabado de assumir a posição de CIO ou necessitam reciclar suas percepções.

Globalmente, o CIO Program já ofereceu apoio à transição de mais de 200 executivos de grandes empresas. No Brasil, onde o programa foi lançado em maio de 2017, já foram realizados oito laboratórios.

Além dos laboratórios, o CIO Program promove o CIO Club, que promove encontros de CIOs de uma mesma indústria ou de uma cadeia de valor, sempre organizados pela Deloitte, para que explorem tendências, troquem experiências e ações de impacto em suas organizações. Trata-se de um evento dedicado a fortalecer o networking, inspirar transformação e encorajar os CIOs em seus desafios diários, sempre na presença de consultores e especialistas em indústrias e tecnologia da Deloitte.

E para dar apoio a tudo isso, a Deloitte desenvolve suas qualificadas pesquisas e estudos nesse segmento.

Um dos exemplos é o recente estudo Taking charge – The essencial guide to CIO transitions, lançado este ano, que sintetiza dados e informações apuradas em entrevistas conduzidas pela Deloitte durante os mais de 200 laboratórios de transição de CIOs já realizados internacionalmente. A pesquisa aponta as principais dificuldades e desafios apurados no processo de transição de um CIO, seja pela mudança de liderança, seja em razão do alinhamento dos profissionais em relação aos perfis atualmente exigidos.

Outro estudo anual de destaque da Deloitte para a área é o Tech Trends, que em 2017 chegou a sua 8ª edição e explora, por exemplo, conceitos de dark analytics, realidade mista, machine intelligence e blockchain. A pesquisa analisa a evolução do cenário tecnológico no mundo e traz as tendências que devem impactar fortemente os negócios nos próximos dois anos.

Para ter acesso a mais informações sobre o CIO Program, visite o seguinte endereço eletrônico: www.deloitte.com/cioprogram.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.