book_icon

Bank of Cyprus lança o primeiro cartão EMV biométrico

Solução fornecida pela Gemalto garante proteção da privacidade por um processo de cadastro seguro na sucursal e a armazenagem de informação biométrica sensível dentro do cartão
Bank of Cyprus lança o primeiro cartão EMV biométrico

O Bank of Cyprus, principal banco do país de Chipre, lança o primeiro cartão de pagamento EMV biométrico de interface dupla do mundo, tanto para pagamentos de chip quanto para pagamentos sem contato. Por meio do uso do reconhecimento de impressões digitais, ao invés de um código PIN para autenticar o cartão dos assinantes, o cartão é compatível com os terminais de pagamento existentes instalados no país. A solução foi fornecida pela Gemalto.

A autenticação biométrica substitui o código PIN e habilita transações sem contato de maior valor

Quando os clientes colocam suas impressões digitais no sensor, é realizada uma comparação entre as impressões digitais digitalizadas e os dados biométricos de referência armazenados de forma segura no cartão.

O cartão de sensor biométrico é alimentado pelo terminal de pagamento e não requer de bateria integrada. Isso significa que não há limite de duração da bateria nem da quantia de transações.

O cartão de pagamento com sensor biométrico da Gemalto é baseado no princípio de que os dados biométricos devem sempre permanecer nas mãos dos usuários finais. Os clientes do Bank of Cyprus preencherão o ágil processo de cadastramento nas sucursais do banco com o tablete da Gemalto desenhado para a solução. O processo de personalização biométrica e a ativação do cartão são feitos para evitar a transmissão de dados biométricos através do ar, para garantir a proteção da privacidade dos dados dos usuários. O modelo de impressão digital captado durante o processo de cadastramento é armazenado apenas no cartão.

“Os clientes do Bank of Cyprus serão os primeiros no mundo a desfrutar da conveniência biométrica por meio de um cartão de pagamento sem contato. O cartão de pagamento com sensor biométrico da Gemalto está desenhado para proporcionar a máxima segurança e a máxima privacidade dos dados”, disse Bertrand Knopf, Vice-presidente Executivo da Gemalto em Banca e Pagamentos. “O uso da biometria para pagamentos sem contato é um avanço lógico, pois se enquadra naturalmente com o gesto utilizado para pagar. Permite melhorar a experiência do usuário e habilitar transações de quantias maiores, sem precisar inserir o PIN, e, por sua vez, fornece conveniência da tecnologia sem contato”.

“Com o objetivo de fornecer autenticação sem rachaduras para o setor bancário, a Gemalto aproveitou sua vasta experiência em documentos seguros governamentais e sua liderança em aplicativos biométricos”, afirmou Stelios Trachonitis, Gerente do Centro de Cartões do BOC. “Nossos clientes serão beneficiados com esta solução inovadora de pagamento com a tranquilidade de que seus dados biométricos nunca sairão de suas mãos”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.