book_icon

Projeto Gerando Falcões forma sua turma de programação com apoio da SoftwareONE, Microsoft, Niteo e Redbelt

As empresas se uniram para patrocinar o curso profissionalizante de programação que comemora a formatura da segunda turma

O projeto Gerando Falcões é comandado por Eduardo Lyra e nasceu em 2011 para realizar a transformação social e mudar a realidade das periferias. Sediado em Poá, extremo leste de São Paulo, o Gerando Falcões incentiva a paz e o empreendedorismo em diversas periferias, favelas e presídios, com foco em quatro pilares: educação, esportes, cultura e renda. Unidas por uma parceria solidária, a SoftwareONE Brasil, Microsoft, Niteo e Redbelt, com o objetivo de subsidiar a jovens de 14 a 19 anos da cidade de Poá, se reuniram em 2016 para arrecadar fundos ao segundo curso de programação do projeto. Com duração de nove meses, o curso formou, em outubro de 2017, jovens para ingressarem no mercado de trabalho e, dos 18 participantes, dois já estão empregados.

A classe do curso de programação recebeu um total de 45 jovens inscritos; 30 foram selecionados, por meio de entrevistas, para participarem do projeto. Passaram por um teste de raciocínio lógico, inglês e psicológico. Após a seleção, em meados de outubro de 2016, esses jovens ingressaram no curso de programação que em sua grade contemplou aulas de inglês e empreendedorismo, com a contribuição de alguns executivos da SoftwareONE Brasil. Com o objetivo de encaminhar no mercado de trabalho esses talentos, as empresas parceiras agora se reúnem novamente para lançarem o projeto a outras companhias de tecnologia.

“A ideia é que as empresas que são nossas parceiras recebam os jovens, que após realizarem o curso, estão preparados para ingressar no mercado de trabalho. Neste processo, fizemos a junção da oportunidade profissional, capacitação e contribuição social para uma iniciativa que visa o futuro de crianças e adolescentes”, comenta André Fernandes, fundador LATAM da SoftwareONE. “Estamos muito contentes com a formação dos alunos e seguimos com a visão de contar com os jovens em nosso time e no quadro de colaboradores da nossa rede de parceiros. Os projetos liderados pelo Gerando transformam a vida de muitos adolescentes, oferecendo uma excelente oportunidade para que todos possam conquistar um futuro promissor”, completa ele.

Um dos alunos que participou do programa, Pedro Henrique Silva, já realizou vários cursos na instituição e também está empregado como jovem aprendiz. “A oportunidade que tive no Gerando Falcões me ensinou diversos assuntos que vou usar no mercado de trabalho. Empreendedorismo, inglês, negociação, são matérias que aprendi no curso de programação e nunca irei esquecer. Por isso, vou ser sempre grato a essa oportunidade”.

O executivo da Redbelt, Gustavo de Camargo, se diz sensibilizado por um projeto tão importante como esse. “O Gerando Falcoes chegou até nós para abrir a nossa visão. Muitas vezes estamos tão envolvidos com o trabalho e esquecemos da oportunidade que temos em ajudar projetos tão bacanas como esse”.
Para Josmar Machado, COO da Niteo, o participar do Gerando Falcões é gratificante. “Me engajei muito nesse projeto, pois é muito prazeroso ver o brilho nos olhos desse grupo de jovens, que tem vontade, garra e esperança para trabalhar e conquistar seus objetivos e sonhos”.

Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, coordena o projeto há mais de cinco anos e aponta ser uma emoção diária atender crianças e adolescentes da comunidade a terem suas vidas transformadas. “Os apoiadores nos ajudam a trazer cada dia mais capacitação e conhecimento. A união de jovens que estão sedentos por uma oportunidade com a disponibilidade dessas empresas, pode determinar uma geração promissora na sociedade. Eu acredito que o próximo Bill Gates virá da favela”, comenta Lyra.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.