A TIM segue com seu compromisso de inovar e realizou em dezembro, na sede da empresa no Rio de Janeiro, a primeira edição do Hackhaton TIM OPEN, evento com os colaboradores para a criação de soluções inovadoras. A maratona tem como objetivo criar um ecossistema dentro da operadora para que os profissionais pensem em soluções diferentes para os produtos e serviços da empresa, além de gerar um “banco” de desenvolvedores dentro da companhia.
“O objetivo é fomentar a inovação colaborativa, reforçando também os pilares estratégicos da empresa. A expectativa é que nossos colaboradores tragam soluções que possam melhorar a experiência dos nossos clientes. O hackhaton é parte do nosso programa de Open Innovation, potencializando as iniciativas de parceiros externos, mas também dos talentos internos da TIM”, diz Luis Minoru Shibata, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil.
Nesta primeira edição, o Hackhaton TIM OPEN selecionou vinte colaboradores, entre programadores, profissionais de software, designers, engenheiros de telecom, profissionais de marketing, empreendedores, que terão o dia para criar e implantar soluções baseadas em APIs de mensageria, localização e autenticação.
A equipe vencedora apresentará a iniciativa para a diretoria da TIM. “Queremos reforçar e continuar estimulando a cultura inovadora na empresa”, finaliza o executivo.
Inovação na TIM
A inovação é um dos pilares da TIM. Prova disso é o investimento em uma unidade operacional dedicada para o desenvolvimento de soluções de IoT & Analytics.
A operadora criará um ambiente com tecnologia de última geração no seu prédio, em São Paulo, para receber startups e parceiros focados no desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócio.
A iniciativa surge um ano após a companhia lançar seu programa de Open Innovation, que busca parcerias de empresas com interesses de negócios complementares, como é o caso do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e a instituição.
O acordo, fechado em dezembro, prevê uma série de ações e eventos que debatem assuntos relacionados à Internet das Coisas, além do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e o aperfeiçoamento de tecnologias, com destaque para devices e novas soluções para IoT.
No ano passado, a empresa assinou acordo com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), instituição associada ao Laboratório de Metrologia do Departamento de Engenharia Mecânica (Labmetro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC). Através desta parceria, a empresa atua como tutora de projetos de aproximadamente 60 empresas com abrangência nacional, além de contribuir com conhecimento e troca de experiência no dia a dia dos empreendedores.
Outra parceria importante é com o Cubo Coworking Itaú, espaço para atuação de startups em São Paulo. A operadora fornece toda a infraestrutura de rede ultra banda larga ao local e também tem o papel de tutora em determinados projetos, contribuindo com conhecimento e troca de experiência no dia a dia dos empreendedores.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo