Incorporar máquinas à rotina corporativa tende a impulsionar o crescimento da receita, criar novas oportunidades de trabalho e conectar os funcionários às atividades que realmente lhes agradam. Segundo o estudo “O estado atual de trabalho: no ponto de ruptura”, realizado pela ServiceNow, empresas estão se aproximando de um ponto de ruptura e precisam de automação inteligente. Mais de metade dos entrevistados (54%) usa o recurso em um ou mais processos de negócios e 87% planejam avaliar ou adotar a automação inteligente em breve.
Segundo a pesquisa, mais automação proporciona crescimento financeiro e promete maior produtividade. As empresas altamente automatizadas têm seis vezes mais probabilidade de ter um crescimento de receita acima de 15% em comparação com empresas com baixa automação.
Por exemplo, as empresas com mais de 20% de crescimento de receita são, em média, 61% automatizadas, enquanto as com crescimento plano ou negativo são apenas 35% automatizadas. “O retorno financeiro para a automação é um fator que as empresas que não podem ignorar”, enfatiza Dave Wright, diretor de estratégia da ServiceNow.
As projeções da ServiceNow apontam que até 2018 quase metade das empresas (46%) afirma que precisará de mais automação para lidar com o volume de tarefas que está sendo gerado e, até 2020, 86% atingirá esse ponto de ruptura. Mais de três quartos (78%) diz que dados de dispositivos móveis e da Internet das Coisas contribuem para a sobrecarga.
Além disso, 79% dos executivos acreditam que a automação pode levar à criação de emprego enquanto 94% concordam que a automação inteligente pode aumentar a produtividade. Isso inclui inteligência artificial ou machine learning para agilizar a tomada de decisões, para melhorar a velocidade e a precisão dos processos de negócios.
Em geral, apenas 42% dos processos de negócios são automatizados, o que faz com que líderes empresariais gastem dois dias inteiros ou 16 horas por semana em tarefas administrativas manuais. O suporte de TI é o melhor na eficiência dos processos de negócios, enquanto os Recursos Humanos (RH) são os piores.
“Em um mundo de casas, carros e comércio cada vez mais inteligentes, o local de trabalho tem sido um obstáculo – mas não por muito tempo”, afirma Wright. “A mudança para um ambiente corporativo com mais automação está chegando para transformar o trabalho cotidiano”, completa.
A empresa entrevistou mais de 1.850 líderes corporativos – incluindo vice-presidentes, diretores e gerentes – em sete países para avaliar a carga de trabalho dos líderes organizacionais, o impacto e o uso da automação nos serviços empresariais comuns, bem como conferir as opiniões dos executivos sobre o futuro do trabalho. A pesquisa também avaliou a relação entre níveis de automação organizacional e o desempenho financeiro.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo