book_icon

Transformação Digital é impulsionada pela crescente adoção à nuvem

Pesquisa da SUSE com profissionais de TI sobre tecnologias como OpenStack, infraestrutura definida por software, containers e DevOps, e revelou que todas elas levam as empresas ao cloud computing
Transformação Digital é impulsionada pela crescente adoção à nuvem

A adoção da nuvem está crescendo e conduzindo a transformação da área de TI nas empresas modernas. De acordo com o estudo global que ouviu profissionais de TI no mundo todo elaborado pela SUSE, essa transformação também vem sendo suportada pela adoção da infraestrutura definida por software (SDI), containers e DevOps que conferem às companhias os subsídios necessários para a melhora na agilidade de seus processos, além da redução de riscos e custos operacionais.

O crescimento da nuvem continua com forte mudança para o híbrido e DevOps deixa de ser teoria e passa a ser realidade

Com um grande número de empresas que migram para soluções em nuvem privada e híbrida, o OpenStack está se tornando cada vez mais popular. Das empresas pesquisadas, 23% já implantaram o OpenStack. Enquanto que um total de 82% já está usando ou planeja utilizar essa tecnologia. As empresas estão se voltando para a nuvem privada com Open Source por conta de sua flexibilidade, oportunidades de integração e pela redução dos custos gerais.

O estudo apurou também informações sobre o que está impulsionando o rápido crescimento de novas tecnologias e estratégias e revelou o porquê estes são vitais para os profissionais de TI que buscam apoiar suas iniciativas de transformação nessas novidades, uma vez que a procura pela melhora na agilidade, diminuição dos riscos e redução dos custos operacionais são pontos que nunca saem do foco das companhias. Os resultados do estudo apontam:

O crescimento da nuvem continua com forte mudança para o híbrido – A tecnologia em nuvem amadureceu na medida em que muitas empresas estão adotando uma estratégia única para seus negócios. Espera-se que o crescimento continue para todos os tipos de cloud, especialmente para o modelo híbrido (66% dos entrevistados preferem), privado (55%) e público (36%). Mais de 60% citaram a redução de custos como motivo para a adoção da nuvem, além de outras razões como melhorar a produtividade do desenvolvedor e programador (59%), a consolidação do data center (58%) e a melhoria da agilidade e inovação empresarial (57%). Os modelos privados e híbridos são os preferidos para workloads críticos para o negócio, com 89% dos entrevistados afirmando que gostariam de mudar de desenvolvimento em nuvem pública para a privada.

SDI é o futuro –  95% dos entrevistados acreditam que a infraestrutura definida por software é o futuro para o data center. Esses indivíduos veem várias vantagens comerciais e tecnológicas com SDI, incluindo entrega mais rápida de recursos de TI (65%), centro de gerenciamento de dados simplificados (63%) e a capacitação de abordagens modernas de TI, como DevOps e nuvem híbrida (51%).

DevOps deixa de ser teoria e passa a ser realidade – As empresas estão priorizando uma abordagem do DevOps, que 86% dos entrevistados veem como parte de sua futura estratégia de TI. Executar o DevOps com sucesso pode ser complexo, mas apoiado pela SDI pode fornecer uma infraestrutura de nuvem flexível e capaz de ser moldada à necessária da companhia.

A adoção de container continua a ganhar força – 27% das empresas estão atualmente usando container, com outros 44% planejando utilizá-los nos próximos 12 meses. Muitos enxergam esse método como um facilitador para o DevOps, pois ajuda as organizações a alocar recursos, acelerar e desenvolver aplicações, melhorando a confiabilidade e a portabilidade para a nuvem.

Habilidades e experiência na área ainda são uma preocupação – Praticamente 3/4 das organizações ouvidas ainda se preocupam com a falta de qualificação profissional disponível no mercado quando migram para a nuvem. Esse mesmo número também aparece em relação a falta de habilidades nestas tecnologias dentro das próprias organizações. Consequentemente, os líderes de TI dizem que é importante abordar e aprimorar as habilidades em nuvem privada (97%) híbrida (94%) e análise (93%), juntamente com áreas emergentes, como IoT (91 %), DevOps (89%), containers (85%) e OpenStack (85%). Mais da metade acredita que a responsabilidade pelo desenvolvimento de novas competências em TI cabe aos funcionários e não a organização.

“Hoje, cada negócio é um negócio digital, e a adoção de uma infraestrutura flexível e ágil definida pelo software pode fazer a diferença entre sucesso e falha”, ressalta Thomas Di Giacomo, CTO da SUSE. “A visão da SUSE, confirmada por milhares de implantações empresariais de sucesso, é que a inovação e a adaptabilidade inerentes ao software de código aberto são ideais para os clientes que estão atendendo aos requisitos de TI atuais enquanto se preparam para um próspero futuro”, conclui.

A pesquisa de mercado independente conduzida pela Insight Avenue pesquisou mais de 1.400 tomadores de decisão de TI de alto nível em 20 países em uma grande variedade de indústrias. Todos os entrevistados trabalham para organizações com mais de 250 funcionários, com 48% representando empresas maiores com cerca de 1.000 colaboradores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.