book_icon

Varejistas querem priorizar a personalização da jornada do consumidor em 2018

Realizada com 550 dos maiores varejistas norte-americanos, pesquisa da IgnitionOne aponta tendências para o próximo ano

A maioria (67%) dos executivos das maiores redes varejistas norte-americanas elegeu a personalização da jornada do consumidor como um objetivo-chave para 2018. Esta é uma das conclusões da pesquisa “Navigating Channel Disruption and Evolving Consumer Technology”, encomendada pela IgnitionOne, que entrevistou 550 executivos de marketing a respeito de seus planos de marketing para o próximo ano.

“Os profissionais de marketing querem dominar os micro-momentos que levam às conversões. À medida que a competição no varejo se torna cada vez mais intensa, as marcas buscam oferecer uma experiência cada vez mais personalizada ao consumidor. Para que isso ocorra, há um ingrediente vital: os dados”, explica Edmardo Galli, CEO LATAM da IgnitionOne. E o método mais confiável e assertivo de se obter essas informações, acrescenta, é fazendo uso do marketing cross-channel.

Neste contexto de hiperpersonalização da jornada do consumidor, seis em cada dez entrevistados afirmam que seu desafio mais importante em 2018 é ganhar novos clientes, enquanto vender mais para consumidores já existentes vem em segundo lugar, com 20% das citações. Para 11%, vender mais para novos consumidores é o principal desafio, e para 7%, o mais importante será fazer com que consumidores inativos voltem a comprar.

Quando questionados sobre métricas, apenas uma minoria dos entrevistados, 32%, diz que investirá em métodos para obter uma visão holística da experiência do consumidor. Os 68% restantes continuarão a utilizar uma abordagem limitada a canal por canal para medir a eficiência das campanhas, sendo o last click a métrica mais adotada, citada por 27% dos executivos.
A pesquisa indica que esse comportamento, de abordagem limitada a canal por canal, pode estar com os dias contados. Em termos de tecnologia utilizada, a maioria dos executivos afirma que irá priorizar investimentos em recursos cross-channel sofisticados que permitam obter uma visão completa do consumidor e a utilização desses dados para melhorar a experiência do consumidor. Entre as tecnologias citadas estão o marketing em tempo real ou contextual (38% das respostas), publicidade cross-device (34%), onboarding de dados de CRM (34%), chatbots (31%), Internet das Coisas (18%), beacons (13%), realidade virtual (12%) e realidade aumentada (11%).

Estratégias e táticas de gerenciamento
O enriquecimento dos dados online com informações offline, provenientes de CRM, também é uma tendência. Um total de 85% dos entrevistados afirma que impulsionam suas campanhas com listas de emails, 43% preferem utilizar dados provenientes de softwares de e-commerce e 36% utilizam dados de pontos de venda ou listas de endereços.

Quando se considera o tipo de tática utilizada no marketing cross-channel, seis em cada dez entrevistados citam a segmentação orientada para ofertas específicas, enquanto 56% indicam o remarketing baseado no interesse em um produto. Criativos dinâmicos também estão no radar de metade dos entrevistados e dois em cada dez apontam o remarketing baseado no produto como segunda escolha. Já uma minoria (13%) cita limite de frequência cruzada e apenas um em cada dez dos executivos ouvidos menciona dayparting como parte desta tática.

A pesquisa pode ser baixada gratuitamente neste link: www.ignitionone.com/the-latest/a/marketers-prioritize-personalization-2018/

Sobre a IgnitionOne
A IgnitionOne é líder global em soluções de marketing digital. A plataforma integrada de marketing digital permite a centralização e organização dos dados dos usuários da internet, entregando às marcas e agências a possibilidade de campanhas cross-channel muito mais eficazes. A IgnitionOne ainda possui uma ferramenta de scoring de engajamento, que determina o valor de cada usuário que busca por um produto de modo que ele pode ser impactado em qualquer canal no exato momento em que ele procura. No ambiente mobile, a IgnitionOne também possui ferramentas de marketing por meio de geolocalização afinada que permite outros impactos diretamente pelo smartphone dos consumidores.
No Brasil, a IgnitionOne atua desde 2012 sob a direção do executivo Edmardo Galli, um dos pioneiros da internet no Brasil, que atua desde 1996 com marketing digital.
Para mais informações, visite https://www.ignitionone.com/pt-br/, siga @iOneLATAM no Twitter e curta nossa fanpage no Facebook em fb.com/IgnitionOneLATAM.
Informações à imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa
Caio Ramos ([email protected])
Fábio Aguiar ([email protected])
Nando Rodrigues ([email protected])
Giovanna Picillo
Fone (11) 3129-5158
www.gpcom.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.