book_icon

Empreenda Fácil permite abertura de empresas em até cinco dias

Fomentando o empreendedorismo, novo sistema já registra 99 mil análises de viabilidade de novos negócios e a abertura de 30 mil empresas
Empreenda Fácil permite abertura de empresas em até cinco dias

A Prefeitura de São Paulo reduziu para até cinco dias o prazo médio para abertura e licenciamento de empresas de baixo risco, processo que levava mais de 100 dias e exigia uma peregrinação entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora reunidos em uma mesma plataforma. Lançado em maio deste ano, o Empreenda Fácil registrou a abertura de mais de 30 mil empresas na Capital e recebeu mais de 99 mil análises de viabilidade de novos negócios (maio a novembro/2017).

Próximas fases do programa contemplam também o aprimoramento dos processos para a abertura de empresas de alto risco, o fechamento dos negócios, a alteração e a regularização de empresas

O programa Empreenda Fácil atende a meta da nova gestão de transformar a capital paulista na “cidade amiga do empreendedor”, reduzindo a burocracia e impulsionando a criação de novos empreendimentos. De acordo com a SP Negócios, 80% das atividades econômicas da cidade são geridas por empresas de baixo risco, que estão sendo beneficiadas pelo novo sistema neste primeiro momento.

“Conseguimos antecipar a meta proposta pelo prefeito João Doria, que era alterar o prazo médio de 7 para 5 dias. Mas nossos esforços são no sentido de acelerar ainda mais este processo, contribuindo para tornar a cidade mais competitiva, fomentar o empreendedorismo, atrair capital investidor e gerar renda”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

As próximas fases do programa – em parceria com os governos federal e estadual –  contemplam também o aprimoramento dos processos para a abertura de empresas de alto risco, o fechamento dos negócios, a alteração e a regularização de empresas.

Consulta de viabilidade

Um canal específico para a consulta de viabilidade de negócios será lançado, no começo do próximo ano, permitindo que o empreendedor avalie de forma ágil a adequação do seu futuro empreendimento às exigências legais. Atualmente, este diagnóstico é parte do processo que permite a abertura efetiva das empresas e obriga o preenchimento completo de dados no programa Empreenda Fácil. A iniciativa facilita o processo de estudo de onde instalar, por exemplo, um novo negócio, permitindo a impressão de relatórios e documentos comprobatórios.

Parceiros e órgãos participantes

O Empreenda Fácil envolve na esfera municipal a participação das secretarias da Fazenda, Inovação e Tecnologia, Trabalho e Empreendedorismo, Urbanismo e Licenciamento, Cultura, Verde e Meio Ambiente, Saúde, Gestão, além das Prefeituras Regionais, da SP Negócios e da Prodam.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.