A LastPass, ferramenta mais popular para o gerenciamento de senhas do mundo da LogMeIn, divulga um estudo que dá um panorama geral da realidade cotidiana das senhas no local de trabalho. Com base em dados anônimos agregados de empresas usuárias da ferramenta, 81% das violações de dados confirmadas são produzidas por problemas associados às senhas. Apesar das notícias alarmantes, muitas empresas não conseguem se proteger contra essa ameaça, sendo que 61% dos executivos de TI dependem exclusivamente do treinamento dado aos funcionários para gerenciar suas próprias senhas.
“O mau uso de senhas no mundo corporativo acarreta em um problema real, no qual as empresas acabam tenho dificuldades para resolver. As senhas corporativas são uma ameaça para a integridade das empresas, mas os funcionários tendem a não se preocupar”, salienta Gustavo Boyde, Head of Marketing da LogMeIn para a América Latina.
Para a LastPass, o que realmente falta às empresas é o conhecimento sobre os riscos. Um exemplo é o número de funcionários que as usam compartilhadas, e o perigo que representam quando não são protegidas com a tecnologia adequada. Para se ter uma ideia, 23% dos funcionários utilizam as senhas de suas redes sociais para fazer login em locais de negócios e aplicativos diversos.
De acordo com o estudo, um funcionário que utiliza a LastPass chega a gerenciar 191 senhas, sendo que 61% das pessoas usam a mesma senha ou similar em todos os lugares, apesar de saberem que é uma prática totalmente insegura. O estudo ainda enfatiza que muitas empresas não podem informar com precisão sobre como os funcionários estão criando novas contas, especialmente fora dos aplicativos que são oficialmente sancionados e provisionados por TI.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo