book_icon

CPFL Energia adere ao backup digital e ganha performance

Projeto da Qualität IT na companhia reduziu custos, trouxe alta disponibilidade e melhora substancial na restauração dos dados
CPFL Energia adere ao backup digital e ganha performance

Com volume de 3.5 Petabytes em backup, e a perspectiva de crescimento do Grupo CPFL através da aquisição de novas empresas, a TI da CPFL tinha o desafio de modernizar e flexibilizar sua solução de backup.

“A antiga infraestrutura exigia um grande esforço da nossa TI, entre o gerenciamento dos dados e as políticas para distribuição dos dados entre todos equipamentos descentralizados”, Márcio Felix

O objetivo era consolidar o backup em uma infraestrutura que reduzisse a ocupação física de fitas e que simplificasse a forma de guardar os dados com segurança. As fitas eram armazenadas externamente em um cofre e manipuladas diariamente, exigindo um grande esforço da equipe no controle das versões e liberação das fitas inutilizadas.

Nessa empreitada, além dos requisitos tecnológicos, havia também as regras de negócio e da auditoria como, por exemplo, a adoção de uma solução para backups rotativos e de longa duração.

Depois de um levantamento junto a cinco fabricantes, a decisão foi adotar a tecnologia IBM com a aquisição de duas ProtecTier, sendo uma com 600TB para o site principal e outra 200TB para o site de Disaster Recovery (DR), com uma deduplicação (remoção de dados duplicados) de 8:1 (em momentos de pico chega a atingir taxas de até 14:1), permite o armazenamento de até 4 Petabyte para site principal e 1.6PB para o site DR.

Por meio da replicação, os dados produtivos do site principal são mantidos em cópia no site DR, eliminando de vez o uso das fitas e a manipulação diária.

“O tempo de recuperação dos dados agora é 85% menor que a solução anterior, com um consumo de storage 89% mais eficiente e um custo 42% menor do que manter a tecnologia que estava em uso e não atendia mais às demandas do negócio”, afirma Márcio Felix, gerente de Tecnologia, Telec e Segurança da CPFL.

De acordo com Maurício Santos, responsável pela pré-venda do projeto na Qualität IT – empresa escolhida pela CPFL para desenhar a solução e implementar –, todo o ambiente foi substituído pelas duas ProtecTier (que estão conectados em modo de replicação) e está totalmente digital. Storages da família IBMStorwize V5000, um em cada site, complementam a solução.

“A antiga infraestrutura exigia um grande esforço da nossa TI, entre o gerenciamento dos dados e as políticas para distribuição dos dados entre todos equipamentos descentralizados”, lembra Felix.

Outro ponto crítico era o crescimento no modelo existente, também digital, mas que não permitia o crescimento interno e demandava novas aquisições de hardware, tornando a solução cada vez mais cara e complexa. Agora, com a adoção da nova tecnologia IBM, não é mais preciso adquirir novos equipamentos e nem interromper a operação. Tudo é feito online, de forma descomplicada.

Com uma taxa de crescimentos de 20% ao ano no seu volume de dados e o backup em mais de 100 ambientes, era totalmente inviável ter quase 25% de reprocessamento do procedimento de cópia por falha na fita ou erro de gravação.  Com a nova solução, essa taxa caiu para menos de 0,5%.

Em relação à recuperação dos dados o ganho foi enorme também, porque só a aplicação de Billing (uma área vital na companhia) tem 120 TB e o restore demandava em torno de 90 horas, atualmente é feito em apenas 24 horas.

“A nova solução permitiu atender às políticas de auditoria, com replicação entre os sites, redução de custos de armazenamento externo com fitas, no uso do espaço físico do Datacenter e da janela de tempo de backup. Tudo com performance, alta disponibilidade e otimizando o investimento da CPFL”, ressalta o Diretor Comercial da Qualität IT, Julio Moretti.

Em apenas 8 meses entrou no ar a nova solução, com a vantagem de ser um investimento, em vez de uma despesa, e pode entrar na composição da tarifa de energia.

“A Qualität IT é nosso parceiro desde 2013. Inicialmente só comprávamos storage e, devido à qualidade do atendimento, fomos ampliando e hoje compramos com eles toda a tecnologia que é IBM. É uma empresa que sempre nos traz as novidades do mercado, preocupados com as demandas do nosso negócio e a redução de custo, nos apoiando no desenho das soluções. Esses são os diferenciais porque são altamente capacitados”, completa Felix.

Devido à alta disponibilidade e resultados bem-sucedidos, esse projeto já teve uma expansão, com a aquisição de uma nova ProtecTier e de outro storage V5000 para atender à demanda esperada para o fim deste ano.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.