book_icon

Ciasc amplia backbone óptico do estado de Santa Catarina com produtos da Padtec

Melhorar a capacidade de transporte de dados entre os municípios do estado de Santa Catarina e aumentar o índice de conectividade da população catarinense. Esses são os principais objetivos do Ciasc – Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, ao investir na ampliação da infraestrutura óptica em cidades-chaves do estado com produtos DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) da Padtec. No total, são 630 quilômetros de redes ópticas.

O foco do Ciasc é ampliar a cobertura das redes ópticas intermunicipais de Santa Catarina, como a que conecta as cidades de Mafra e Chapecó, para a expansão do backbone óptico de alta velocidade que cobre o estado. “Com essa ampliação, ganhamos muito em capacidade para as conexões no estado, melhorando a experiência do usuário em qualquer tipo de aplicação – de dados e multimídia (vídeo e voz) a telepresença”, afirma Ramicés dos Santos Silva, vice-presidente de Tecnologia do Ciasc.

Para iluminar a nova rota do backbone do governo catarinense, a Padtec forneceu transponders duais e amplificadores ópticos. Nos trechos entre os municípios de Joaçaba e Concórdia e de Seara a Chapecó, o sistema foi dimensionado para transmissões bidirecionais – que permitem enviar e receber dados por uma única fibra óptica, simultaneamente.

Alinhada às tendências dessa tecnologia para o segmento de governo, a solução óptica DWDM da Padtec foi desenvolvida também para atender à demanda desse mercado por conectividade segura, rápida e com excelente custo-benefício. “As redes de telecomunicações têm papel importante na informatização dos setores governamentais”, afirma Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec. “Para contribuir com esse cenário, a Padtec coloca à disposição do setor público, além de seus produtos, equipes especializadas em analisar requisitos e propor a alternativa técnica mais adequada”, completa.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.