Javier Jiménez (*)
Obter os melhores resultados no e-commerce e garantir a melhor experiência do consumidor é uma prioridade para os varejistas ao longo do ano. Mas, na temporada de final de ano e férias a expectativa aumenta, especialmente na preparação para as compras on-line, onde a logística de rastreamento e entrega tem um grande peso.
Isso porque o rastreamento de pedidos, serviços de compras e ofertas baseadas em localização móvel do usuário podem aumentar as vendas nos meses mais movimentados do ano, como é o caso desta época.
No entanto, esses tipos de serviços personalizados são altamente dependentes do compartilhamento contínuo de dados de produtos, pedidos e clientes, normalmente armazenados em diferentes tabelas, formatos e linguagens de programação em sistemas ERP, CRM, finanças e de comércio eletrônico. Além disso, existem informações externas que precisam ser integradas, tais como serviços de verificação de crédito e leads potenciais originados de comentários nas redes sociais. Devido a problemas de privacidade pessoal, todos esses dados também precisam ser protegidos, seguindo as normas regulatórias das indústrias e das agências reguladoras.
Apesar dos benefícios do compartilhamento de dados, de acordo com uma recente pesquisa da SAS, a maioria das empresas ainda não concluiu este processo para atingir o seu potencial total. As descobertas da pesquisa mostram que, embora as empresas tenham feito progressos na interligação de processos de back-end com os serviços ou interfaces front-end, os dados desses processos não são altamente integrados ou entregues em tempo real.
Integração P2P ou Multiponto?
Quando se trata de integrar os dados de clientes, existem várias opções para as empresas considerarem. Para projetos que envolvem a integração de apenas dois sistemas, a codificação manual ou integração ponto-a-ponto (P2P) pode ser a solução menos dispendiosa porque não são necessárias novas ferramentas e o projeto pode ser concluído usando a equipe interna, resultando em um ROI rápido no curto prazo.
Mas, à medida que as demandas de integração crescem ao longo da vida do projeto, os custos de manutenção aumentam. Toda vez que há uma mudança, os programadores precisam retornar ao código, o que é demorado, complicado e pode fazer com que outras áreas da integração sejam interrompidas. Além disso, muitas vezes, o desenvolvedor original parte para uma nova oportunidade de trabalho, incorrendo em uma grande dependência de documentação que muitas vezes está desatualizada ou incompleta.
Outra possibilidade é implementar uma plataforma de integração que possa integrar os processos de negócios com o ERP, CRM e outros sistemas legados, além da nuvem. Idealmente, essa plataforma pode permitir que você mantenha a conectividade mesmo quando os fornecedores das aplicações de negócios mudam suas APIs ou faz outras atualizações. A plataforma também deve integrar múltiplos sistemas com a mesma ferramenta e conjunto de habilidades, devendo ser, portanto, escalável e econômica ao mesmo tempo em manipula as maiores cargas de transações de dados sem risco de falhas no sistema ou perda de dados.
Maior Eficiência
Qualquer solução integrada deve ter como objetivo eliminar a entrada de dados duplicados ou de qualquer entrada de dados manualmente tanto quanto possível, permitindo que eles sejam automaticamente inseridos e atualizados por outros sistemas conectados. A redução da quantidade de tempo que se leva para lidar com cada transação de dados significa que os agentes podem processar mais vendas em menos tempo.
Deve ser dada especial atenção à informação em tempo real sobre estoques e prazos de entrega. Quando uma empresa de artigos esportivos notifica seus clientes de que os pedidos de Natal estão fora de estoque, sua página no Facebook pode ser inundada com comentários negativos. Ninguém quer um presente de Natal que será entregue em janeiro e esta situação pode ser evitada pela melhoria da integração dos sistemas envolvidos.
Protegendo Dados Pessoais
A violação de segurança representa danos enormes para a reputação da empresa e também coloca a empresa em risco de multas devido ao não cumprimento dos regulamentos de privacidade de dados.
Qualquer informação que inclua informações pessoais dos clientes, especialmente a informação do cartão de crédito, precisa atender às questões globais de regulamentação e conformidade. O monitoramento de dados é essencial para que os consumidores possam ser informados a qualquer momento onde seus dados pessoais estão, e se o relacionamento for encerrado a exclusão desses dados pode ser totalmente documentada.
Os sistemas de CRM on-premise ou na nuvem devem possuir várias camadas de proteção. É importante garantir que você tenha um middleware seguro, protegido e criptografado e que a atividade do usuário seja monitorada na camada da aplicação. Os dados de clientes gerenciados na nuvem são particularmente suscetíveis a falhas de informações e os fornecedores precisam dar as garantias necessárias para que os dados estejam bem protegidos.
Para muitos varejistas, a temporada de férias pode representar até 30% de suas vendas anuais. Os dados integrados com a quantidade necessária de proteção de segurança podem ser o melhor presente que eles próprios se entregam nas vendas para a temporada de férias.
(*) Presidente da Magic Software Enterprises Americas
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