book_icon

Maduro cria moeda virtual El Petro na Venezuela

Inspirada no bitcoin, criptomoeda criada pelo presidente venezuelano servirá para efetuar transações financeiras no exterior
Maduro cria moeda virtual El Petro na Venezuela

O presidente da Venezuela anunciou a criação do El Petro, moeda virtual nacional criada com inspiração no Bitcoin. Em declaração, Maduro afirmou que o objetivo do ‘El Petro’ é “avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”.

O investimento em criptomoedas já é realidade para muitos venezuelanos, que investem principalmente em bitcoin

Por conta de sua situação política conturbada, a Venezuela possui restrições financeiras de alguns países, como os Estados Unidos. Sem dar detalhes de como será a dinâmica de circulação da moeda, Maduro declarou que os lastros da nova moeda virtual serão as reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante do país.

O investimento em criptomoedas já é realidade para muitos venezuelanos, que investem principalmente em bitcoin para tentar proteger suas reservas dos efeitos da hiperinflação e escapar da falta de notas.

A coordenação da equipe que implantará a criptomoeda na Venezuela ficará a cargo de Manuel Quevedo, ministro do Petróleo e novo presidente da estatal petroleira PDVSA. Maduro determinou ainda a criação do Observatório do Blockchain, uma instituição que controlaria as transações com a moeda digital, proporcionando uma “base institucional, política e jurídica” para o El Petro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.