Mercado

DATEN inaugura nova fábrica em Ilhéus (BA)

Com investimento de R$ 12 milhões, a unidade deverá duplicar a capacidade anual

A DATEN, fabricante nacional de computadores, anuncia a inauguração de sua nova fábrica no polo de informática de Ilhéus (BA). Com mais de 14.000 m² de área construída em um terreno de 26.000 m², a unidade permitirá que a empresa dobre sua capacidade anual de produção. As obras começaram em 2015 e a planta iniciou as operações em setembro de 2017.

A companhia investe 5% do seu faturamento anual para o desenvolvimento de novos produtos

“Investimos aproximadamente R$12 milhões para a construção de uma nova fábrica maior e mais moderna com o objetivo de preparar a empresa para a retomada da economia no País e para o reaquecimento do mercado de computadores. Além disso, vamos colaborar ainda mais com o polo de Ilhéus, gerando cerca de 300 empregos diretos até o final do próximo ano – 120% a mais do que na unidade antiga”, explica Christian Dunce, Sócio-Diretor da Daten. A unidade deve gerar ainda aproximadamente 900 empregos indiretos.

A nova planta viabiliza todas as etapas para a montagem do portfólio atual da empresa (Desktops, MiniPCs, Notebooks, AIO e Tablets), envolvendo desde a montagem de suas próprias placas até do produto final. A unidade ainda possui uma área completa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que tem como objetivo principal o projeto de produtos mais modernos e inovadores, como computadores voltados para o público gamer.

A companhia investe 5% do seu faturamento anual para o desenvolvimento de novos produtos. Como parte da estratégia de inovação, a DATEN também reestruturou seu departamento de engenharia, investindo em novas certificações e processos produtivos que conferem produtos com mais qualidade e tecnologia.

Essas mudanças permitirão a ampliação da presença da DATEN no mercado varejista. “Após muitos anos como referência no setor governamental, queremos intensificar a nossa participação nos segmentos de varejo e corporativo. Para isso, precisamos ter uma capacidade produtiva que sustente esse aumento de demanda”, afirma Dunce. A fábrica anterior tinha uma capacidade de produção anual de 150 mil equipamentos. Já a nova planta começará com a capacidade para produzir cerca de 300 mil computadores por ano.

A relação com o meio ambiente também é uma preocupação da empresa na nova fábrica. A planta possui ISO 14001 e está começando o processo de certificação no Rótulo Ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um selo de qualidade ambiental que atesta a sustentabilidade da cadeia de produção.

“Em um cenário altamente competitivo e com players internacionais fortes como é o de equipamentos de informática, estabelecer-se, crescer e chegar a mais de três milhões de computadores vendidos é prova de nosso sucesso. Desde que a DATEN foi criada, muitos competidores entraram e saíram do mercado, e nós conseguimos nos manter em evidência. Agora, com essa unidade, a companhia completa 16 anos, pronta para entrar em uma nova fase de sua história”, diz o executivo.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.