book_icon

TROX Brasil implanta IoT e realidade aumentada para monitorar qualidade do ar

A solução é da PTC e acompanha o funcionamento de aparelhos de ar condicionado em hospitais, laboratórios farmacêuticos, ambientes industriais e comerciais.
TROX Brasil implanta IoT e realidade aumentada para monitorar qualidade do ar

A TROX do Brasil, subsidiária da alemã TROX, líder mundial no segmento de fabricação e venda de componentes, unidades e sistemas de ventilação e ar condicionado, adota a solução de IoT (Internet of Things) e realidade aumentada da americana PTC. É a primeira subsidiária da multinacional a garantir a qualidade do ar de hospitais, laboratórios farmacêuticos, ambientes industriais e comerciais por meio de automação, sensores e IoT. A solução também monitora os componentes dos aparelhos de ar condicionado industriais, inovando o processo de manutenção preventiva com alta tecnologia e conectividade.

O projeto consolida a posição da TROX como a primeira empresa do segmento a implementar IoT no Brasil. A previsão da companhia é de entregar os primeiros equipamentos com IoT embarcado no primeiro trimestre de 2018.

A solução ThingWorx da PTC, permite que a TROX acompanhe a vida dos componentes de seus equipamentos, como também a qualidade do ar tratado por meio de IoT. Relatórios diários mostram como o cliente utiliza os equipamentos, fazendo com que a TROX consiga programar a manutenção preventiva e reparos, antes que desgastes provoquem a parada do equipamento. Já a realidade aumentada, permite aos usuários utilizar um smartphone como um “raio-X” a procura de dados de sensores e alarmes sobre o equipamento real.

Para Fernando Sousa, diretor de mercado da PTC América do Sul, um dos grandes diferenciais do projeto é a inovação provocando a abertura de novos mercados disruptivos, como o da servitização.

A solução de IoT da PTC analisa as variáveis específicas como temperatura, pressão, vazão de ar e água dos equipamentos de ar condicionado instalados, que são customizados em função das especificidades de cada cliente. Com os dados coletados, a TROX tem o desenho completo de como o aparelho é utilizado no cliente final. “Recebemos os dados em nossa sede, sem precisar ir ao cliente e, assim, iremos aprimorar o desempenho dos equipamentos para conquistar melhor utilização, melhor eficiência energética e menores custos de manutenção”, destaca Jorge Osvaldo Zato, Gerente Corporativo de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da TROX do Brasil.

No caso da realidade aumentada, os clientes TROX poderão, com um simples smartphone ou tablet, fazer um “raio X” completo do aparelho para ter um panorama de sua condição e enxergar possíveis defeitos, tudo isso sem sequer precisar abrir o equipamento.

O projeto da TROX do Brasil começou no final de 2016. A empresa InfoAxis Solutions, parceira da PTC, mostrou a solução ThingWorx que foi comparada com outras sete plataformas. A PTC foi escolhida pelas funcionalidades, pela atuação global, como também pela equipe de suporte altamente especializada. Além disso, a TROX já utiliza as ferramentas CAD 3D (Creo) e o PLM (Windchill) ambas da PTC. Segundo Zato, “a determinação da InfoAxis foi fundamental para nos ajudar a entender e desenhar a solução, de forma a encontrarmos viabilidade técnica e financeira”.

A TROX dividiu o projeto em três fases: a prototipagem, implantação da IoT e implantação da realidade aumentada. “A primeira etapa foi concluída em setembro passado, quando apresentamos dois protótipos ao mercado. A reação positiva consolidou o que tínhamos planejado. Os dois produtos estavam com solução IoT, softwares parametrizados e transmissão de dados, mostrando um conceito totalmente inovador ”, conta Zato.

A TROX quer conhecer mais detalhes sobre as indústrias que possuem ambientes críticos, em que o uso de um sistema de refrigeração é fundamental: “A indústria farmacêutica, por exemplo, produz medicamentos em “salas limpas”. Se um sistema de ar falha, não só na temperatura como na qualidade do ar, todo o lote de um medicamento pode ser descartado, gerando enorme prejuízo. O mesmo vale para hospitais com suas “áreas críticas” em UTIs e unidades de isolamento, que oferecem um risco maior de transmissão de infecções.”, complementa Zato.

Realidade aumentada

O projeto de realidade aumentada impressiona. O objetivo é facilitar a assistência técnica ao cliente final. O funcionamento é simples: o operador baixa o aplicativo da PTC em um smartphone ou tablet; depois, chega próximo do equipamento de ar condicionado e, assim, consegue enxergar todos os componentes internos de forma virtual, graças à realidade aumentada.

Jorge Zato detalha o funcionamento: “Com esta espécie de raio-X, é possível enxergar todos os componentes internos , dados telemétricos e defeitos sem abrir o equipamento. São apresentados dados para que qualquer pessoa possa entender onde está a falha, qual telemetria está interferindo e como solucionar o problema. Isto traz uma enorme vantagem na manutenção”.
Sobre a solução ThingWorx®
A PTC tem liderado o mercado de plataformas IoT, com sua solução ThingWorx® já na oitava versão, sendo utilizada por mais de 1.200 empresas. Também são mais de 250 parceiros e muitos integradores de sistemas que criaram centros de competências IoT em torno da tecnologia PTC. O ThingWorx é o núcleo do portfólio de tecnologia IoT da PTC, composto por uma plataforma de desenvolvimento rápido de aplicativos, conectividade, capacidades de aprendizagem em máquina, realidade aumentada e integração com os líderes de dispositivos em nuvem. Essas capacidades combinadas oferecem uma plataforma robusta de tecnologia IoT permitindo que os clientes usuários conectem recursos com segurança, criem aplicativos rapidamente e criem novas maneiras de capturar e manipular dados para gerar valor.

Sobre a TROX
A TROX é líder global no desenvolvimento, fabricação e venda de componentes, unidades e sistemas de ventilação e ar condicionado. Presente em mais de 70 países, a empresa foi fundada em 1951 na Alemanha. Em 2016 gerou receitas de quase US $ 500 milhões, com um total de 3.770 funcionários.
A TROX do Brasil foi fundada em 1975. Conta hoje com mais de 300 funcionários na sua fábrica instalada em Curitiba (PR), com área construída de 15.500 metros quadrados. www.troxtechnik.com / www.troxbrasil.com.br

Sobre a PTC (NASDAQ: PTC)
A PTC possui a mais robusta tecnologia de IoT, Internet of Things, do mundo. Em 1986, revolucionou o design 3D digital e em 1998 foi a pioneira a comercializar o PLM, Product Lifecycle Management, baseado na Internet. Agora a plataforma líder de IoT e AR, Augmented Reality, e soluções comprovadas em campo reúnem os mundos físico e digital para reinventar a forma como o mercado cria, opera e gerencia produtos. Com a PTC, os fabricantes globais e um ecossistema de parceiros e desenvolvedores podem capitalizar a promessa do IoT hoje e impulsionar o futuro da inovação. https://www.ptc.com

Imagens de Realidade Aumentada que serão utilizadas na manutenção e monitoramento a distância dos equipamentos sem que os mesmos necessitem ser abertos, evitando assim deslocamentos e gastos desnecessários com a manutenção dos sistemas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.