book_icon

ESET comemora o Dia da Segurança em Informática

As redes sociais se converteram em parte essencial da vida social atual, e a fim de aumentar a conscientização sobre o uso da internet, todos os anos no dia 30 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Segurança em Informática. Assim, a ESET, líder em detecção proativa de ameaças, compartilha uma lista com os principais cuidados que os usuários devem ter ao divulgar informações em redes socais.
1 – Cuidado ao publicar fotos. É recomendável estar atento às fotografias compartilhadas nas redes sociais, já que uma simples imagem pode fornecer informações adicionais, como nome da escola que uma criança estuda, local de atividades extracurriculares ou qualquer outro dado que possa ser utilizado por cibercriminosos para obter informações de uma vítima.
2- Não compartilhe a localização ou planos de viagem. As redes sociais geralmente geolocalizam os usuários, porém, será mesmo necessário conhecer a localização em tempo real, o local de férias e saber que a casa estará vazia pelos próximos dias? Por isso, é aconselhável desativar esta função e excluir o histórico de localização armazenado.
3- Evite mostrar informações sobre suas passagens de avião. Ao fornecer este tipo de informação, existe o perigo de alguém com intenções maliciosas mudar os seus assentos ou até mesmo cancelar ou modificar a reserva de um voo.
4- Proteja dados pessoais. A carteira de motorista e o documento de identidade contêm informações que permitem identificar um usuário. Se as informações forem compartilhadas em redes sociais, os cibercriminosos podem tentar lucrar com isso e vender os dados para enviar spam ou propagar campanhas maliciosas. É importante cuidar da sua identidade online.
5- Não forneça dados do cartão de crédito pela internet. Nunca se deve enviar este tipo de informação confidencial, já que é possível utilizar os dados para fazer compras em nome da vítima.
Embora as redes sociais nos mantenham conectados com nossos amigos e familiares para enviar e receber novidades, é importante ficar atento aos dados compartilhados. Desta forma, evita-se a exposição à riscos desnecessários, permitindo desfrutar da internet e das redes sociais de maneira segura.
Para mais informações, acesse o guia de segurança em redes sociais: https://www.welivesecurity.com/wp-content/uploads/2017/03/guia-seguranca-redes-sociais.pdf

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento