book_icon

Atar Distribuidora aumenta a margem de lucro com fluig

Distribuidora de peças automotivas investiu na digitalização dos seus processos para impulsionar a rentabilidade e reduzir custos

Localizada na cidade de São Caetano do Sul, a Atar, distribuidora de peças automobilísticas, apostou no fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, para conquistar mais eficiência nos negócios, reduzir custos operacionais e aumentar as suas margens. A chegada da tecnologia à empresa proporcionou uma ampliação da sua capacidade de operação sem precisar investir mais em funcionários e estrutura.

A gestão automatizada de todos os processos da Atar, especialmente da área comercial, permitiu que fossem criados workflows para apoiar a área financeira, auxiliar a equipe de vendas nos orçamentos e dar suporte para controle da gerência e diretoria. A distribuidora controla um estoque de 2500 itens com apenas dois colaboradores – sem a solução, essa atividade seria muito mais complexa e cara. Para se ter uma ideia, cerca de 580 clientes são ativos e fazem ao menos um pedido por mês.

Os clientes da companhia são concessionárias, centros automotivos, borracharias, frotistas, transportadoras e usinas que utilizam pneus e materiais para alinhamento e balanceamento. Antes da implantação do fluig, a administração da carteira, do estoque e dos pedidos era trabalhosa. Os relatórios de prospecção eram impressos em papel e a visualização desses dados era complexa e demorada.

Hoje, todos podem visualizar as informações e a evolução dos contatos em tempo real, via fluig. A plataforma indica quais clientes não realizaram pedidos por um determinado período e com isso, a equipe de vendas consegue ter uma atuação mais proativa – contatando os clientes em até 15 dias. Anteriormente, essa mensuração era manual e esse processo poderia levar cerca de 90 dias. A demora no acesso aos dados comerciais estratégicos comprometia a lucratividade da Atar.

“Atualmente, a nossa operação está ancorada dentro do fluig, todos os processos rodam dentro da solução. Somos fluig-dependentes! A tecnologia funciona como os meus olhos onde eu não estou e nos permite ter os mesmos recursos de uma grande empresa, mesmo sendo pequena”, explica Dario da Silva, diretor da Atar.

“A Transformação Digital atinge igualmente grandes e pequenas empresas, o case de uso da Atar é a prova de que pequenas e médias empresas podem e devem entrar na jornada da Transformação Digital, a Atar adotou a plataforma fluig e transformou os seus controles e processos internos, mudou a experiência dos seus clientes e teve ganhos de performance financeira e operacional, esse é o objetivo da TD nas empresas”, afirma Mario Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.

Além da administração de pedidos e relacionamento com os clientes, a logística das entregas, controle de estoque e as atividades do departamento financeiro e de Recursos Humanos são apoiados pelo fluig.

A área de Marketing também usa a tecnologia para fazer as campanhas de vendas e comunicação. Ao todo, são 21 processos desenhados e executados dentro da plataforma.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento