book_icon

Aproveite a Black Friday, mas com segurança nas compras pela Internet

Aproveite a Black Friday, mas com segurança nas compras pela Internet

Antonio Sérgio Cangiano
Os brasileiros já sabem que todos os anos a Black Friday, uma promoção de preços aos modos dos Estados Unidos, é uma ótima oportunidade de comprar por preços atraentes. O evento passou a fazer parte do calendário comercial brasileiro. Todas as pesquisas indicam a disposição das pessoas para as compras eletrônicas, inclusive já usando parte do 13º salário. Convém, no entanto, chamar a atenção que é preciso tomar muito cuidado, principalmente nas operações pela internet. Nesse momento, muitos cybercriminosos se valem da euforia, desse desejo de comprar, para promover fraudes e causar prejuízos em massa às pessoas de bem, dados os impactos em rede de automatismos criminosos, infiltrados na tecnologia de e-commerce.
No nosso segmento, o da certificação digital, temos tudo para atuar no sentido de ajudar nesse processo, afinal de contas o e-commerce precisa estar certificado digitalmente, possuir os selos de segurança (cadeados que indicam a certificação), para com isso obter por parte do consumidor a certeza de estar fazendo uma compra segura. Temos, nesse período, feito alertas no sentido de que as pessoas devem tomar bastante cuidado e não serem levadas apenas pelo desejo de consumo e usarem de sua máxima atenção.
Sabemos, claro, que a economia passa por um severo período de recessão e é também comum que as pessoas se empolguem quando surgem os primeiros sinais de retomada. Isso pode levar a prejuízos em massa incalculáveis e a experiências de compras fracassadas que frustram e marcam para sempre. Uma operação ruim, que leve a um prejuízo, não engorda apenas as estatísticas de fraude, mas afugenta um cliente que poderia seguir comprando online se tomasse os devidos cuidados.
Desta forma, fique muito atento. Nos cabe exercer esse papel educativo e de alerta no sentido de mostrar às pessoas de modo geral que comprar pela internet, por ser mais barato, bastante cômodo e fácil, atrai muitas pessoas, pode representar grande satisfação, mas é algo que precisa ser feito com cautela. A compra pela internet não requer perda de tempo no trânsito, custos com estacionamento, o estresse de filas e procura de vagas e, mais que tudo, permite comparar qualidade e preço.
Verifique a existência de selos, de cadeados e outros signos nas páginas das lojas para se assegurar que aquele site é certificado e que por isso garante o fluxo de dados criptografados para a realização segura da compra. Aproveite a Black Friday, mas não exponha seus dados a riscos desnecessários. Na dúvida, melhor não comprar ou buscar outro site certificado, ou, ainda, mas não o pior, adiar o sonho de consumo.
Antonio Sérgio Cangiano é diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.