book_icon

Como o Certificado Digital pode ser útil à sua empresa

Muito conhecido por conta da sua obrigatoriedade para as entregas fiscais, o Certificado Digital está conquistando cada vez mais corporações privadas e públicas e passa a ser usado em outras aplicações. O motivo? Os benefícios, como a melhora da eficiência operacional, redução de custos e sustentabilidade.
Mas vamos começar do zero: o que é o Certificado Digital?
É um documento de identificação para pessoas físicas e empresas no meio eletrônico. Por identificar inquestionavelmente, ele pode ser usado para diversas aplicações, até mesmo para assinar documentos.
Como ele pode ser usado na gestão das empresas?
“Além das entregas fiscais, é possível usar o Certificado Digital para a emissão de notas, autenticação em sites em que haja a necessidade da segurança da autenticidade, para a assinatura de documentos, entre outras aplicações”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.
Assinar documentos: como assim?
Segundo Gonçalves, a cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita, assegurado pela legislação brasileira. Isso significa que processos físicos podem ser migrados para o eletrônico.
A rede Leroy Merlin, assim como têm feito inúmeras corporações, adotou a assinatura digital para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e promover mobilidade, neste caso, aos signatários responsáveis por assinar as procurações, notificações e os substabelecimentos da companhia. Para isso, foi desenvolvido um portal de assinaturas, onde esses e outros documentos podem ser assinados com validade jurídica por meio da Certificação Digital. Com essa medida, a rede francesa de varejo reduziu em 87% os custos relacionados à compra de papel, impressão, autenticação, transporte etc.
Na prática, como funciona?
“Para assinar documentos, por meio do Certificado Digital, basta acessar um portal de assinaturas, submeter o documento, assiná-lo usando o Certificado e pronto. Sem impressão, sem autenticação adicional e sem idas e vindas de portadores. O envio à outra parte interessada é feito também no meio eletrônico. Com isso a empresa ganha eficiência operacional e reduz custos”, explica Leonardo.

Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 2.200 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 21 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& – consultoria estratégica do Network PwC-, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.