book_icon

Rastreabilidade de alimentos une BRF, Carrefour e IBM

Por meio de blockchain, projeto “Food Tracking” visa garantir a qualidade dos produtos desde a sua origem no campo às gôndolas do supermercado
Rastreabilidade de alimentos une BRF, Carrefour e IBM

A BRF, uma das maiores empresas de alimento do mundo, e a rede varejista Carrefour se uniram à IBM Brasil para desenvolver o projeto “Food Tracking” para fazer rastreabilidade de produtos por meio da tecnologia de blockchain. O intuito é informar ao consumidor, de maneira simples e objetiva, a procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística.

O projeto foi desenvolvido na Garagem 11.57, um espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem

De acordo com Regina Nori, líder de soluções técnicas da IBM Brasil, a preocupação com segurança alimentar e a confiabilidade da origem dos alimentos vêm crescendo mundialmente. “No Brasil, a BRF e o Carrefour estão otimistas com o potencial da tecnologia de blockchain para trazer mais visibilidade ao atendimento à conformidade e qualidade dos processos”, explica.

A fase inicial, que também busca identificar oportunidades e dimensionar os desafios na aplicação da solução tecnológica, contempla um lote específico de lombo suíno congelado e fatiado da marca Sadia. O projeto utilizando a plataforma Blockchain da IBM baseado no Linux Foundation’s Hyperledger Fabric, durou oito semanas e o produto foi comercializado em hipermercado da rede em São Paulo (SP).

“Como a produção e distribuição ocorrem em larga escala, em diversos países, e envolvem inúmeros parceiros de negócios, vimos a oportunidade de evoluir as atuais soluções de rastreabilidade existentes para uma plataforma mais colaborativa e segura, que permite certificar os produtos e garantir a qualidade desde o campo até o consumidor. No experimento realizado com Carrefour e IBM, o blockchain despontou como uma alternativa viável para atender a essas necessidades”, explica Ney Santos, vice-presidente da área da tecnologia da BRF.

A partir da leitura de um QR Code afixada na embalagem, o consumidor terá acesso a informações detalhadas das etapas de produção, distribuição e disponibilização do produto na prateleira do varejo.

O Carrefour já possui diversos programas de certificação, qualidade, rastreabilidade socioambiental e de segurança alimentar no Brasil. Em linha com esses compromissos, o sistema blockchain amplia a garantia de qualidade dos produtos que comercializa em todo o país, oferecendo mais uma ferramenta aos clientes que se preocupam cada vez mais com a origem dos alimentos que consome.

blockchain é uma tecnologia utilizada para fazer transações de forma confiável e segura. Nesse modelo de negócios, é possível que um grupo de instituições ou indivíduos crie um registro único de informações que será compartilhado nessa cadeia, em blocos, com aplicação em todas as áreas de negócios onde haja qualquer tipo de transferência de ativo, tangível ou intangível. Tudo isso é suportado por uma nuvem computacional.

No contexto da indústria de produtos de consumo, o blockchain estabelece um ambiente confiável para todas as transações no qual os participantes: produtores, fornecedores, processadores, transportadores, distribuidores, varejistas, reguladores e consumidores podem obter acesso permissivo a informações confiáveis sobre a origem e o estado dos alimentos. Isso permite aos membros deste complexo ecossistema utilizar essa rede de cadeias de blocos, por exemplo, para rastrear produtos contaminados em um curto espaço de tempo para garantir a remoção segura das prateleiras das lojas e reduzir o risco da propagação de doenças.

Regulamentação do governo

No início de setembro, o governo brasileiro criou um plano, o “O Melhor do Agro Brasileiro”, no qual incita a indústria do agronegócio a ser mais transparente e garantir a qualidade de seus produtos, promovendo a agropecuária nacional globalmente. Com adoções de tecnologias como o blockchain, muitos planos de ação para sustentabilidade e garantia produtiva do agronegócio brasileiro deixarão de ser colocados em jogo, fortalecendo a imagem desse setor em todo o País.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.