book_icon

Explode a bolha do bitcoin: spammers aproveitam a euforia do blockchain

Durante o terceiro trimestre, o Brasil esteve entre os top 10 países fontes de spam

A Kaspersky Lab divulgou seu relatório Spam e Phishing para o terceiro trimestre de 2017e revelou que os cibercriminosos estão procurando maneiras de capitalizar a popularidade do bloqueio ou do fenômeno blockchain. Recentemente, vários esquemas de fraude relacionados à cadeia de blocos que exploram o aumento desta tecnologia foram detectados.

Cibercriminosos anunciaram oficinas educacionais de e-mail que ajudariam os usuários a melhorar seu conhecimento da criptografia e aprender sobre oportunidades de investimento

Por vários meses, os spammers mostraram maior engenho e suas atividades provam que estão observando as últimas tendências e eventos globais relacionados ao bitcoin. Com base na tecnologia blockchain, a criptografia tornou-se um alvo atraente para os cibercriminosos, que têm atacado com êxito e de forma inofensiva suas vítimas usando os sites que exploram esse tipo de transação. Nos últimos três meses, os pesquisadores da Kaspersky Lab também detectaram um aumento nas atividades de spam relacionadas à criptomoeda. De acordo com o relatório, os criminosos usaram com sucesso vários truques para enganar usuários e roubar seu dinheiro.

Os esquemas de fraude baseados na comercialização de moedas criptografadas foram predominantes no último trimestre. Em um desses cenários, os usuários recebem um convite por e-mail para instalar um software especial de negociação no mercado de moedas criptografadas. Ao clicar no link, são redirecionados para diversos sites que promovem opções de investimentos, inclusive negócios com opções binárias. Os criminosos virtuais esperam que os usuários fiquem tentados a investir cada vez mais dinheiro e a transferir moeda para a conta comercial dos criminosos.

Mais primitivas, mas não menos eficientes, as táticas usadas para explorar as vítimas incluem a distribuição de e-mails com ofertas para transferir dinheiro para uma carteira criptografada específica, onde o usuário receberia seu dinheiro de volta com juros – mas é claro que isso nunca acontece. Inicialmente, os usuários transferem dinheiro para uma carteira desconhecida, e o criminoso virtual é beneficiado.

Outro esquema de fraude, observado por pesquisadores da Kaspersky Lab durante o terceiro trimestre foi oferecer aos usuários mais informações sobre criptografia e como poderiam se beneficiar com eles. Os cibercriminosos anunciaram oficinas educacionais de e-mail que ajudariam os usuários a melhorar seu conhecimento da criptografia e aprender sobre oportunidades de investimento. Com um preço alto, os usuários foram enganados em pagar e acreditavam que este era um anúncio legítimo. Infelizmente, o dinheiro acabou enriquecendo a carteira dos criminosos e os usuários nunca receberam o conselho prometido.

“Enquanto no segundo trimestre do ano observamos ataques de phishing e o spam WannaCry, nos três últimos meses observamos a exploração ativa da popularidade e do interesse nas moedas criptografadas por criminosos. Mais uma vez, isso mostra que a maneira mais confiável de atacar as vítimas é utilizando as modas atuais e tirar vantagem de um mercado que os usuários ainda não conhecem bem, mas desejam muito explorar”, diz Darya Gudkova, especialista em análise de spam da Kaspersky Lab. “Não há dúvida de que os ataques desse tipo continuarão, então é extremamente importante que os usuários prestem muita atenção, estejam alertas e em dia com os fenômenos globais.”

Junto com o crescimento dos golpes envolvendo blockchain, a quantidade média de spam aumentou para 58,02%, o que corresponde a 1,05% a mais do que no segundo trimestre. De acordo com o relatório, o pico da atividade de spam foi em setembro, com 59,56%.

Além disso, durante o terceiro trimestre do ano, os pesquisadores detectaram um aumento de 13 milhões nos ataques de phishing. O sistema antiphishing da Kaspersky Lab foi disparado 59.569.508 vezes nos computadores de usuários da Kaspersky Lab. Ao mesmo tempo, os criminosos têm focado mais os aplicativos de mensagens em dispositivos móveis para realizar golpes on-line populares.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.