
O mercado de tecnologia da informação e telecomunicação deve crescer 4% em 2018, segundo estimativa da IDC Brasil, totalizando mais de US$ 40 bilhões. A boa fase impacta diretamente no mercado de trabalho, que demonstra um interesse crescente por maior qualificação.
Um levantamento da Udemy, marketplace de ensino e aprendizado online, mostra que cursos sobre Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, três das maiores tendências globais em tecnologia, estão na lista dos cursos mais procurados pelos brasileiros na plataforma, assim como as vídeo-aulas que ensinam técnicas em SQL, Linux, Ethical Hacking, Monitoramento com Zabbix, entre outros.
Segundo estudo publicado pela CompTIA (Computing Technology Industry Association) no início de 2016, 98% dos profissionais brasileiros de TI tem deficiência de conhecimento, e empresas relatam ter dificuldades de preencher as vagas da área, por falta de pessoas com qualificação.
Outro estudo publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado. Ou seja, o mercado está aí, totalmente receptivo, mas é exigente quanto à qualificação dos profissionais. Os brasileiros, contudo, estão atentos a isso e vêm buscando mais conhecimento para atender às exigências.
Para o country manager da Udemy no Brasil, Sérgio Agudo, conteúdos de linguagem de programação, como JavaScript e Kotlin, assim como ferramentas de design como Photoshop e Illustrator, atraem a atenção dos brasileiros porque essas habilidades vêm sendo cada vez mais requisitadas “Atualmente as profissões estão muito conectadas. Por isso, percebemos a busca por conhecimentos técnicos que aumentem as chances de sucesso no mercado de trabalho, não só para os profissionais de TI, mas para todos que buscam melhores oportunidades”, diz o executivo.
Na visão de Agudo, outro fator importante para a grande procura por esses cursos na Udemy é a possibilidade de conquistar uma carreira autônoma, que atrai pela flexibilidade de horário e a chance de ganhar uma renda extra como freelancers. “O cenário econômico dos últimos anos estimulou muitos brasileiros a procurarem novas oportunidades para entrar em um mercado em ascensão”, conclui.

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo